Jornal português dá álbum de HQ de graça

Por Sidney Gusman
Data: 2 abril, 2004

Águas PerigosasPrimeiro foi o Correio da Manhã, que lançou a Coleção Clássicos da Banda Desenhada, que distribuiu com suas edições dominicais, mediante o pagamento de 4 euros e 50 cêntimos (aproximadamente R$ 14,90) adicionais, álbuns de grandes personagens e autores dos quadrinhos mundiais.

Depois, o O Público ofereceu aos seus leitores simplesmente a coleção de 24 álbuns de Tintim, criação máxima de Hergé, que completou 75 anos em janeiro.

E na semana passada, no dia 27 de março, o Jornal de Notícias, também de Portugal, presenteou todos os seus leitores, sem nenhum custo extra, com o álbum Águas Perigosas, de Cristina Cuadra (texto) e Dominique David (arte).

Águas Perigosas é uma premiada obra didática em defesa da ecologia, que já foi publicada em 22 países e, no ano passado, ganhou o Prêmio Alph-Art, do 30º Festival Internacional de Angoulême, por ter sido eleita a melhor campanha de comunicação que utilizou os quadrinhos como linguagem.

A história se passa em Estrasburgo, na Suécia, onde fica a sede do Parlamento Europeu. Lá, uma deputada luta contra a poluição das águas e acaba incomodando uma poderosa empresa química, que lhe faz ameaças de morte.

• Outros artigos escritos por

.

.

.