Confins do Universo 201 - Arigatô, sensei Akira Toriyama!
OUÇA
Universo Paralelo

Exclusivo: cartuns antigos dos artistas Disney clássicos da Editora Abril

23 abril 2014

As imagens que você vê logo abaixo nunca tinham sido apresentadas ao grande público.

São rascunhos feitos pela clássica equipe de desenhistas e roteiristas do Estúdio Disney da Editora Abril, no início dos anos 1980. Nesses cartuns, criados nos momentos de descontração do trabalho, os protagonistas são os próprios artistas, dentre eles Gerson Luiz Teixeira, hoje trabalhando na Mauricio de Sousa Produções como roteirista das HQs da Turma da Mônica.

Foi ele que, em 2005, escaneou essas imagens e me presenteou com esse resgate histórico da fase áurea da produção Disney brasileira. Mas só agora resolvi compartilhar com os leitores do Universo HQ e fãs dos quadrinhos da turma de Patópolis em geral.

Cartum de Gerson Luiz Teixeira

Em muitos desses cartuns, o alvo preferido era o Acácio Ramos, arte-finalista que costumava aparecer como personagem figurante nas HQs Disney.

Dias antes desta postagem, Gerson comentou comigo sobre essa imagem em que a equipe está numa pelada futebolística. "Nossas partidas, realizadas na quadra dos bombeiros da Consolação (em São Paulo/SP), eram dignas do quadro Bola Murcha, do Fantástico", disse ele.

Os autores das artes aqui publicadas são, respectivamente,  Roberto Fukue, Luis Podavin e Rogério Godoy.

E vale a pena conferir a matéria que escrevi em 2004, sobre os artistas Disney brasileiros, os personagens que eles criaram, as curiosidades e histórias engraçadas daqueles bons tempos: HQs Disney no Brasil – Criadores e criaturas.

Quando o texto foi publicado, a produção da Abril havia parado três anos antes. Felizmente, embora em passos curtos, histórias inéditas estão voltando a ser produzidas. Mas aquela primeira fase ficará para sempre nos corações dos leitores.

Cartum de Gerson Luiz Teixeira

Cartum de Gerson Luiz Teixeira

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA