Antes do anoitecer

Por Sérgio Codespoti
Data: 22 março, 2001

Antes do anoitecerAntes do Anoitecer é um filme forte. Baseado no livro de mesmo nome, narra a história real de seu autor, o escritor cubano Reynaldo Arenas.

Arenas tem origem camponesa, participou da revolução e da ascensão de Fidel Castro em sua juventude, mas tornou-se um estorvo ao regime que se seguiu.

Homossexual assumido, Arenas sofreu a perseguição do regime, das mais diversas formas – sexual, política e cultural.

Apenas um de seus livros, Celestino antes Del Alba, chegou a ser publicado em Cuba. Todos os outros (como El Mundo Alucinante, La Vieja Rosa, Necesitad de Libertad) foram contrabandeados e publicados na França e outros países. Inclusive Antes que Anochezca, de 1992, que inspirou grande parte deste filme.

Dirigido com ousadia por Julian Schnabel (o diretor deBasquiat), Antes do Anoitecer é, acima de tudo, um filme sobre a liberdade. Javier Bardem está exemplar no papel de Arenas, tanto que concorre (merecidamente) ao Oscar de melhor ator. Famoso por seus papéis de machão (Perdita DurangoCarne Trêmula), ele foge do estereótipo de si mesmo, e encarna com sensibilidade a vida de Reynaldo Arenas.

No elenco encontramos ainda figuras ilustres, em pequenas pontas, como Sean Penn (Pagamento Final), quase irreconhecível como o camponês Cuco Sanchez; Michael Wincott (Estranhos Prazeres; Alien, a Ressurreição), no papel do escritor perseguido Heberto Zorilla Ochoa; e Hector Babenco (o diretor de Pixote, O Beijo da Mulher Aranha e Brincando nos Campos do Senhor), amigo do diretor Schnabel, como Virgílio Piñera.

O destaque das participações especiais fica por conta de Johnny Depp (ChocolateA Lenda do Cavaleiro sem Cabeça) em dois papéis. O do travesti Bon Bon, que ajuda a contrabandear os manuscritos de Arena para fora da prisão, numa cena, no mínimo, insólita; e do Tenente Victor, um oficial másculo que, mesmo fazendo parte do sistema opressor, ilustra as fantasias do escritor aprisionado.

O filme ganhou o Grande Prêmio do júri, no Festival de Veneza em 2000 e já foi exibido naMostra de Cinema de São Paulo. A estréia em circuito nacional aconteceu dia 16 de março.

Recomendado a todos os amantes da sétima arte, nem que seja apenas pra conferir a atuação exemplar de Javier Bardem.

Nota

4,0

Links Sugeridos:
Antes do Anoitecer – Site Oficial

• Outros artigos escritos por

.

.

.