Desempenho dos atores salva Homens de Honra

Por Beth Andalaft
Data: 30 março, 2001

Homens de HonraVencer na vida, apesar das barreiras do preconceito racial, tem sido uma trama recorrente do cinema. E ela volta mais uma vez em Homens de Honra, que se baseia na história real de Carl Brashear, o primeiro mergulhador negro da marinha americana, nas décadas de 50 e 60.

Brashear também foi o primeiro negro a ocupar os cargos mais importantes, antes destinados exclusivamente aos brancos. Mas, apesar dessa trama batida, Homens de Honramerece ser visto, principalmente, pelo desempenho de seus protagonistas – Robert De Niro (de Entrando numa Fria eNinguém é Perfeito) e Cuba Gooding Jr. (Suando Frio e Jerry Maguire).

Brashear (Cuba) entra na Marinha para fugir do destino comuns aos negros, sempre trabalhando em serviços menores. Durante dois anos, ele escreve uma centena de cartas tentando ingressar na Escola de Mergulho. Ao conseguir, enfrenta o comandante Billy Sunday (De Niro), reconhecido por suas proezas no mar e suas encrencas na terra.

Obviamente, Sunday vai atrapalhar a sua vida e menosprezá-lo sempre que possível. Porém, a determinação e o empenho de Brashear o levam a galgar os postos sonhados. Quando tudo parece caminhar para um final feliz, ele sofre um acidente e perde uma perna. Como não aceita a aposentadoria compulsória, o filme recomeça com sua luta para ser o primeiro mergulhador amputado da história da Marinha.

Na sua batalha para provar que continua competente, Brashear conta com o apoio do antigo oponente Sunday.

Histriônico – Embora Homens de Honra seja baseado na vida real de Brashear, e a produção tenha contado com sua assessoria, o personagem de De Niro é fruto de ficção, já que foi criado a partir da combinação de vários homens que o oficial conheceu em sua carreira.

Isso faz com o personagem tenha uma carga pesada, representando sozinho todos os preconceitos e atitudes hostis que Brashear enfrentou.

De Niro está ótimo, mais uma vez no papel de durão. Mas, por vezes, ele se apresenta histriônico, escorregando na caracterização, e até mesmo levando o espectador a associar seu cachimbo ao marinheiro Popeye.

Mesmo assim, sempre é gratificante vê-lo em cena. E Cuba também está ótimo, depois de algumas recentes atuações menores. O elenco conta ainda com a bela Charlize Theron (Celebridades) que, no papel da maluquete mulher de Sunday, proporciona alguns momentos muito engraçados; com a novata Aunjanue Ellis (Atração sem Limites), Michael Rapaport (O Sexto Dia) e o veterano Hal Holbrook (A Firma). Direção de George Tillman Jr. (Soul Food) para o primeiro roteiro de Scott Marshall Smith.

Nota

3,0

Links Sugeridos:
Homens de Honra – Site Oficial

FICHA TÉCNICA:
Homens de Honra (Men of Honor) EUA – 2000
Direção: George Tillman Jr.
Roteiro: Scott Marshall Smith
Elenco: Robert De Niro, Cuba Gooding Jr., Charlize Theron, Aunjanue Ellis, Hal Holbrook, Michael Rapaport, Powers Boothe, David Keith
Gênero: Drama
Duração: 128 min.
Estúdio: Fox Films

• Outros artigos escritos por

.

.

.