DVD: O Homem Sem Sombra (Hollow Man)

Por Carlos Quintão
Data: 31 março, 2001

O Homem Sem SombraO mito do homem-invisível foi destaque no ano passado, quando várias mídias o utilizaram como leit-motiv: a TV com o seriado The invisible man, ainda inédito no Brasil, os quadrinhos, na fantástica mini-série The league of extraordinary gentlemen; e o cinema com este thriller de ficção fantástica, O homem sem sombra, recém-lançado em vídeo e DVD.

O diretor Paul Verhoeven era o cara certo para comandar a empreitada: cineasta europeu sem medo da violência e do sexo, elementos presentes em praticamente todos seus filmes, Verhoeven não só não foge de polêmicas, como também parece procurá-las! Nem que para isso tenha de beirar o grotesco e ultrapassar os limites do bom gosto.

O homem sem sombra é um filme B com orçamento milionário (US$ 90 milhões), mas com todas as regras (e clichês) do gênero. Se tivesse custado uma ninharia, poderia muito bem passar por um produto de Roger Corman, mestre das produções fantásticas de baixo custo.

Sebastian Crane é um brilhante e arrogante cientista que descobre a fórmula da invisibilidade e resolve testá-la em si mesmo, com conseqüências trágicas. O poder resultante, como já havia sido antecipado por Platão e H.G. Wells, corrompe a mente do cientista e o transforma literalmente em um monstro, capaz de estuprar e matar. Prato cheio pra Verhoeven, conhecido pelos sucessos de RobocopInstinto selvagem e O vingador do futuro, colocar na tela sangue, mulheres seminuas e efeitos visuais estonteantes. Por mais que Crane seja monstruoso, o cineasta não esconde sua simpatia por ele e pelo que o personagem pode fazer.

O resultado é um filme de ação hollywoodiano com diálogos e personagens canhestros, mas com o diferencial de ser politicamente incorreto, quando nos faz torcer pelo vilão.

A versão em DVD lançada no Brasil, então, é excelente: traz cenas excluídas da edição final com comentários de Verhoeven, making of produzido pela HBOtrailers e análise dos efeitos visuais, indicados para o Oscar. A transposição de imagem e som é fantástica.

Os fãs de música para cinema irão se deliciar com faixa de trilha sonora isolada, acompanhada de comentários do veterano compositor Jerry Goldsmith. O melhor é que todos os extras, inclusive os comentários, estão legendados em português.

Carlos Quintão, depois de ter saído do cinema, no qual assistiu O homem sem sombra, ficava olhando incessantemente à sua volta, para ter certeza que sua sombra estava lá…

Nota do Filme

3,0

Nota dos Extras

4,0

Links Sugeridos:
O Homem Sem Sombra – Site Oficial

FICHA TÉCNICA:
O Homem Sem Sombra (Hollow Man) EUA – 2000
Direção: Paul Verhoeven
Roteiro: Gary Scott Thompson e Andrew W. Marlowe
Elenco: Elisabeth Shue, Kevin Bacon, Josh Brolin, Kim Dickens, Greg Grunberg, Joey Slotnick, Mary Randle, William Devane, Rhona Mitra
Gênero: : Horror / Sci-Fi / Thriller
Duração: 112 min.
Estúdio: Columbia

• Outros artigos escritos por

.

.

.