Gêmeas: tragédias familiares no melhor estilo de Nelson Rodrigues

Por Carlos João Riva
Data: 5 outubro, 2001

GêmeasA história contada em Gêmeas se passa no Rio de Janeiro, durante a década de 1980. Iara e Marilena (ambas personagens vividas por Fernanda Torres) são gêmeas que se divertem passando-se uma pela outra e enganando os namorados. O pai amargurado e a mãe doente (Francisco Cuoco e Fernanda Montenegro) convivem com as brincadeiras das filhas, até o momento em que um dos namorados (Matheus Nachtergaele) é apresentado à brincadeira em que era vítima e, em meio a uma discussão, presencia a morte da sogra.

Pouco tempo se passa e Marilena conhece Osmar (Evandro Mesquita), e avisa à irmã que as brincadeiras chegaram ao fim. O rapaz, ao visitar a namorada pela primeira vez, encontra e beija Iara, que se passa pela irmã, dando início a um triângulo amoroso.

Marilena segue o seu romance com Osmar com certa calma até o casamento ser anunciado e Iara (costureira) se oferecer para fazer o vestido de noiva. Certa noite, ao entrar no quarto da irmã, Marilena descobre que Iara costura não um vestido de noiva, mas dois. E exatamente iguais!

Se a história, baseada num conto de Nelson Rodrigues, já prendia a atenção do telespectador até o momento, a partir daí se torna ainda mais surpreendente, com cenas fortes e inesperadas, que mostram até que ponto o amor e a inveja podem chegar.

Produção – O filme é baseado no conto Gêmeas, de Nelson Rodrigues. Com um custo de apenas R$ 950 mil (40% deste valor pago peloMinistério da Cultura com à lei de incentivo ao cinema), é a estréia de Andrucha Waddington como diretor de cinema. Antes, ele se dedicava a anúncios publicitários (vencedores de prêmios nos festivais de Cannes e Nova York) e direção de videoclipes (trabalhou com Caetano Veloso, Paralamas do Sucesso, e Skank).

No ano seguinte a Gêmeas (filme de 1999), Andrucha apresentava o seu segundo filme, Eu Tú Eles.

Com um elenco de peso (Fernanda Torres, Evandro Mesquita, Matheus Nachtergaele, Francisco Cuoco e Fernanda Montenegro) e 21 semanas de trabalho (sendo apenas três delas gastas em filmagens), o longa recebeu o prêmio de melhor filme e melhor atriz (Fernanda Torres) no 32º Festival de Brasília.

Andrucha Waddington, ao falar sobre o próprio trabalho, diz que “é uma diversão curta e boa”. Modéstia dele. O filme é excelente.

EXTRAS DO DVD:
Áudio: Português
Extras: Seleção de cenas, trailer do cinema, making of gravado pelo Multishow e Canal Brasil, cenas inéditas (incluído a maneira como foram preparados os efeitos especiais) e a ficha completa do roteiro, efeito do filme, direção e produção.

Nota do filme

4,0

Nota dos Extras

4,5

Links Sugeridos:
Gêmeas – Site Oficial

FICHA TÉCNICA:
Gêmeas (Brasil – 1999)
Direção: Andrucha Waddington
Roteiro: Elena Soárez e Andrucha Waddington
Elenco: Fernanda Torres, Evandro Mesquita, Matheus Nachtergaele, Francisco Cuoco, e Fernanda Montenegro
Gênero: Suspense
Duração: 75 min.
Distribuição/Estúdio: Riofilme e Columbia Tristar

* Filme também disponível em VHS

• Outros artigos escritos por

.

.

.