Resenha: Homem de Ferro estréia em grande estilo no cinema

Por Guilherme Kroll Domingues
Data: 30 abril, 2008

Homem de FerroHá diversos fatores para se determinar se uma adaptação dos quadrinhos no cinema foi bem ou mal feita. Mas se os principais forem atores carismáticos, uma história com alguma fidelidade à original e boas doses de ação e efeitos especiais, então Homem de Ferro (126 minutos) com certeza figurará na lista das que agradam.

Isso porque o filme baseado no personagem criado por Stan Lee, Jack Kirby, Larry Lieber e Don Heck cumpre todos esses pré-requisitos.

A começar pela atuação sensacional de Robert Downey Jr. como Tony Stark. Desde que J.K. Simmons viveu J.J. Jameson, na trilogia do Homem-Aranha, nenhum ator tinha conseguido dar tanta vida a um personagem dos quadrinhos.

Os demais integrantes do elenco não ficam atrás. Terrence Howard como Jim Rhodes também encarna bem o seu papel e até Gwyneth Paltrow (muito mais bonita ruiva) se sai bem como Pepper Potts.

O roteiro segue com certa fidelidade os quadrinhos. Tudo começa quando, após um incidente que coloca sua vida em risco, o industrial bélico Tony Stark é forçado a construir uma armadura para combater a violência.

Até aí, tudo vai bem. O problema mesmo foi terem transformado o mordomo Jarvis num computador, fugindo da óbvia comparação com Alfred, o fiel ajudante do Batman. Outros detalhes interessantes também foram transpostos para o cinema, como a presença constante da S.H.I.E.L.D nos bastidores da ação.

A trama não difere muito de um filme de ação tradicional, e por vezes chega até a ser óbvio demais. Mas isso não apaga o charme da produção, que se escora nos efeitos especiais e numa forte mensagem antiguerra.

A direção de Jon Favreau é competente e mantém o bom ritmo do filme. Ele se deu bem no casting por ter selecionado Downey Jr., pois isso facilitou bastante o seu trabalho. As cenas de ação não são tão empolgantes quanto as de Sam Raimi ou Bryan Singer, mas estão longe de serem ruins.

No quesito vilão, pode-se dizer que Tony Stark é o maior inimigo de si mesmo. Sua guerra pessoal é contra as armas que ajudou a criar e a campanha bélica norte-americana no Oriente Médio.

Há ameaças físicas como o Monge de Ferro e o grupo terrorista dos Dez Anéis (uma possível referência ao Mandarim), mas, no fundo, eles são apenas coadjuvantes da grande guerra contra as armas.

Por tudo isso, Homem de Ferro abre a temporada 2008 de adaptações de quadrinhos para o cinema em grande estilo.

Homem de Ferro
Duração: 106 minutos
Estúdio: Marvel Studios e Paramount Pictures
Direção: Jon Favreau
Roteiro: Mark Fergus, Hawk Ostby, Art Marcum e Matt Holloway
Elenco: Robert Downey Jr., Terrence Howard, Jeff Bridges, Gwyneth Paltrow, Leslie Bibb,Shaun Toub, Clark Gregg, Jon Favreau  e Paul Bettany.

• Outros artigos escritos por

.