Resenha: Nova franquia do Homem-Aranha no cinema começa bem

Por André Sollitto
Data: 6 julho, 2012

O Espetacular Homem-AranhaQuando a Sony anunciou que faria um reboot da trilogia cinematográfica do Homem-Aranha, os fãs ficaram receosos. Afinal, os três filmes dirigidos por Sam Raimi e estrelados por Tobey Maguire e Kirsten Dunst conquistaram os fãs mais antigos e fizeram com que muita gente passasse a se interessar pelas aventuras do herói.

Agora, uma nova versão chega aos cinemas do mundo inteiro com uma mistura de incertezas e esperanças.

O espetacular Homem-Aranha se esforça para não ser apenas uma cópia da trilogia de Sam Raimi. A principal diferença está no tom do longa-metragem. Além da aventura e das tiradas de humor, o filme tem bastante espaço para o drama e o romance.

A interpretação de Andrew Garfield como Peter Parker merece elogios. Ele faz um Homem-Aranha mais divertido. Não é mais o nerd estereotipado que os espectadores viram nos filmes de Raimi.

Outra grande surpresa é ver como a história de amor entre Gwen Stacy e Peter Parker funciona na telona. A química entre Emma Stone e Andrew Garfield é ótima – tanto que os dois levaram o romance para a vida real. As cenas entre os dois estão entre as melhores da adaptação.

Os fãs de quadrinhos mais ardorosos talvez fiquem incomodados com algumas mudanças que o diretor Marc Webb fez na trama. Tio Ben, por exemplo, não diz sua famosa frase “com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”. Mas os roteiristas se esforçaram para passar a mesma mensagem de maneira diferente.

Por outro lado, algumas referências clássicas das HQs que ficaram de fora da trilogia de Raimi foram incorporadas, como o uso de lançadores de teias.

As cenas em 3D também merecem destaque. Em vários momentos, a câmera acompanha a visão do herói em primeira pessoa e dá a impressão ao espectador de estar saltando pelos prédios de Nova York e se balançando em uma teia.

O filme é um pouco longo (são mais de duas horas de duração) e deixa várias pontas soltas, que devem ser explicadas nas sequências, uma delas já prevista para 2014. Mas a carga emocional, os dilemas que Peter Parker vive ao descobrir que seus poderes podem ferir as pessoas que mais ama, e os efeitos especiais fazem de O espetacular Homem-Aranha um bom filme.

O Espetacular Homem-Aranha
Duração: 136 minutos
Estúdio: Sony Pictures
Direção: Marc Webb
Roteiro: James Vanderbilt, Alvin Sargent e Steve Kloves
Elenco: Andrew Garfield, Emma Stone, Rhys Ifans, Denis Leary, Martin Sheen, Sally Field, Campbell Scott e Embeth Davidtz.

O Espetacular Homem-Aranha O Espetacular Homem-Aranha

• Outros artigos escritos por

.

.

.