A Última Missão, outro lançamento da Editora Opera Graphica

Por Equipe UHQ
Data: 1 dezembro, 2001

A Última MissãoA Editora Opera Graphica apresenta seu primeiro álbum do selo Opera Brasil, que sempre terá pérolas inéditas das nossas histórias em quadrinhos. A Última Missão é um álbum escrito e desenhado por Watson Portela, durante um longo período de repouso pós-operatório, quando perdeu uma das costelas; e homenageia os personagens criados por Eugênio Colonnese para gibis paulistanos de super-heróis e afins.

Mylar, X-Man, Escorpião, Superargo, Pele-de-Cobra, O Gato, Myrza e Angélica são os protagonistas desta aventura, formando um grupo jamais antes reunido, que parte para salvar o mundo de um ataque fatal. Em A Última Missão, na realidade, Watson Portela procurou uma desculpa para desenhar os personagens preferidos de sua infância, publicados entre 1967/68, período em que o Brasil, segundo o IVC, viveu sua primeira explosão editorial.

No entanto, A Última Missão não apresenta uma aventura de teor saudosista. Os heróis foram remodelados e atualizados. A obra é mais próxima da temática fantástica de Watson Portela, um artista que ficou famoso por sua série Paralelas, iniciada na revista Spektro, da Editora Vecchi, em 1979, e depois foi “continuamente continuada” em histórias curtas publicadas em revistas diversas.

A Última Missão traz a história mais longa já escrita e desenhada pelo artista. Tal feito exigiu o auxílio de dois arte-finalistas: Silvio Spotti e Wanderfel, que abrilhantaram a HQ aplicando retículas de meio tom, numa referência direta aos mangás, também freqüentes influências nas obras de Portela.

Os fãs de quadrinhos que sempre buscaram uma versão brasileira para heróis fantasiados terão em A Última Missão a realização deste sonho. A união do mais fecundo criador de gibis brasileiros da década de 1960 e do mais audacioso artista nacional dos anos 80 acendeu um novo estopim. A partir deste evento, os dois voltaram a criar novos trabalhos que, em breve, serão lançados pela Editora Opera Graphica.

O álbum tem formato 21 x 28 cm, com 32 páginas e tiragem limitada de 1000 exemplares. Será uma edição bilíngüe e estará à venda com exclusividade nos pontos do HQ Club.

O lançamento ocorrerá na Comix Book Shop (Alameda Jaú, 1998 – próximo ao metrô Consolação – São Paulo – SP – Tels.: 0XX-11-3088-9116 e 3061-3893), durante o 2° Fest Comix, e custará R$ 7,90.

• Outros artigos escritos por

.

.

.