Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Matérias

Artistas falam sobre o projeto de Stan Lee para a DC Comics

1 dezembro 2001

Stan LeeAlgo até pouco tempo impensável para muitos se tornou realidade. Stan Lee, o homem conhecido e reconhecido por seu trabalho na Marvel, co-criador da maioria dos personagens daquela editora, ex-editor-chefe e ex-presidente da "Casa de Idéias", agora é convidado da DC Comics na Comic-Con International - a maior convenção de quadrinhos do mundo - para falar do projeto Just Imagine Stan Lee Creating DC Universe.

O próprio Stan Lee disse que jamais pensou que a DC, um dia, iria querer seu trabalho. Ledo engano. Até agora, quatro edições já estão completas e 11 scripts prontos. "A Mulher-Gato será mordida por um gato radioativo", brinca o criador. "Quando comecei, estava um pouco inibido, e fiz o Super-Homem vir de outro planeta. Agora, me arrependo um pouco de não ter mudado mais. À medida que a série foi avançando, fui fazendo as coisas mais diferentes. Esperem para ver o Aquaman".

John BuscemaAlgo que Stan Lee quer deixar bem claro, é que não existe nenhum tipo de concorrência entre as versões tradicionais dos personagens e as novas. "De maneira nenhuma existe a pretensão de dizer que esta é melhor", avisou.

John Buscema, que desenha a edição do novo Super-Homem, foi um dos artistas que ficaram surpresos com o projeto. "Eu não podia acreditar. Stan Lee na DC? Eu pensava que ele era a Marvel. Era todo um novo conceito, e ainda não consigo visualizar bem isso", declarou.

Já Jim Lee (a quem Stan chama de "meu filho ilegítimo"), não pensou duas vezes em aceitar o desafio: "Lembro de receber um telefone de Paul Levitz, me perguntando se eu gostaria de participar. Claro que eu diria sim". O artista desenhou a edição da nova Mulher-Maravilha, que tem uma origem que remete ao antigo povo Inca.

Jim Lee"Foi muito emocionante trabalhar com Stan. Me sinto premiado em atuar nessa indústria, porque conheci a maioria as pessoas que trabalharam na Era de Prata. Trabalhar ao lado de Stan Lee não é uma oportunidade que não costuma aparecer para alguém da minha idade, a essa altura da carreira. Definitivamente, foi uma chance que eu não podia deixar passar. É um projeto daqueles realmente especiais, o qual lembrarei por anos", esclareceu Jim Lee.

Dave Gibbons, que desenha o novo Lanterna Verde, concorda. "Não sou nada além de um fanboy. Quando eu era pequeno, adorava o Lanterna Verde, o meu personagem predileto da DC. E eu adorava o Stan Lee. Falei 'sim' tão rápido quanto um piscar de olhos. Quis ignorar tudo que havia sido feito antes. Surgimos com a idéia de que a própria pessoa é o Lanterna Verde. Ele brilha. Ele é a lanterna. Ele é o que o nome sugere, e vai contra tudo o que já foi feito com o personagem anteriormente", explicou.

Mulher Maravilha, por Stan Lee e Jim Lee

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA