Asterix e Obelix envolvidos em disputa judicial

Por Marcelo Naranjo
Data: 26 fevereiro, 2003

Por Marcelo Naranjo

Asterix e ObelixQuem não conhece Asterix, o gaulês? O personagem e sua turma, mundialmente famosos, foram criados por Albert Uderzo e René Goscinny, em 1959. Seus álbuns foram publicados em diversos paises, inclusive no Brasil, atualmente, pela Editora Record. Os recentes filmes baseados na série foram um grande sucesso, principalmente na França.

Agora, um fato curioso está acontecendo, envolvendo o universo desses personagens. Les Éditions Albert René, a editora francesa responsável pelos direitos e por publicar os álbuns e livros de Asterix, está processando um site alemão de nome Mobilix, dedicado a aparelhos que utilizam o sistema Unix.

Asterix e LatraviataO motivo? Por incrível que pareça, uma empresa de advocacia representando a editora contatou a Mobilix em 2001, solicitando a troca de nome da mesma, sob risco de ação na justiça, porque a palavra “Mobilix”, ao utilizar o sufixo “ix”, lembrava os nomes “Asterix” e “Obelix”, infringindo as marcas registradas relativas a esses nomes, já devidamente registradas.

Além disso, argumentam que o nome “Mobilix” pode ser confundido com “Obelix”, por serem parecidos. O valor da causa é de US$ 250 mil dólares.

Por sua vez, a Mobilix informa que utilizar o sufixo “ix” é comum para empresas que trabalham com Unix, e isso envolve centenas de produtos, sendo que nenhum deles jamais foi sido confundido com algum gaulês. Também existem outras marcas cujo nome acaba da mesma forma.

A empresa esclareceu ainda que sua área de atuação é completamente distinta do ramo dos quadrinhos e desenhos animados, não representando concorrência para os mesmos.

Embora a editora tenha perdido a primeira batalha na justiça, ela recorreu. A pendenga só deve ter nova decisão em setembro. Atualmente, o site da Mobilix está fora do ar. “This site has trademark trouble with its name MobiliX and is therefore not available.”, informa uma mensagem na home page.

Na internet, circulam mensagens irônicas a respeito do acontecido, a maioria acusando Les Éditions Albert René de paranóia. Pelo jeito, nem uma poção do Druida Panoramix pode resolver essa caso. Por Tutatis!


• Outros artigos escritos por

.

.

.