Chico Bento entra na briga pela sobrevivência do rio São Francisco

Por Marcelo Naranjo
Data: 21 dezembro, 2002

Por Marcelo Naranjo

Chico BentoQuem não conhece o personagem Chico Bento, criação de Mauricio de Sousa? Um caipira simpático, ingênuo, sincero e muito alegre, sempre procurando mostrar o valor das coisas simples da vida: amizade, família, preocupação com a ecologia, meio-ambiente, e outras virtudes.

Pois bem, foi divulgado no site do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que o personagem passará agora a ser o defensor do rio São Francisco.

O adorável caipira será o garoto-propaganda de uma campanha com a finalidade de salvar a bacia do Rio São Francisco, um dos maiores do Brasil, com verbas do Ibama, que repassou R$ 275 mil para o CCNMG (Centro para a Conservação da Natureza em Minas Gerais), com o intuito de contratar o Instituto Cultural Mauricio de Sousa para autorizar o uso do personagem no projeto.

A logomarca da campanha será Óia o Chico, com as características do personagem, e o apoio de uma grife de produtos, objetivando ampliar o alcance institucional do projeto.

O principal intuito é conscientizar as populações sobre a importância de conservação e preservação dos recursos desse tão importante rio. No inicio, a meta é atingir Minas Gerais. Toda a turma do Chico Bento vai participar, através de filmes, vídeos e outros.

Depois, a campanha parte para a Bahia e Alagoas, e posteriormente Sergipe, Pernambuco, Goiás e Distrito Federal, sempre respeitando as diferenças regionais, com participação de boa parte da Turma da Mônica.

A assinatura do Termo Aditivo ao Convênio firmado entre o Ibama e o CCNMG contou com a presença de Mauricio de Sousa.

Revistas do Chico Bento

• Outros artigos escritos por

.

.

.