Com Ed Brubaker é satisfação garantida, ou seu dinheiro de volta!

Por Sérgio Codespoti
Data: 25 fevereiro, 2003

Sleeper #1Quando Ed Brubaker resolveu lançar o título Sleeper, fez uma proposta para os leitores darem uma chance ao título. Se não gostassem, o próprio autor daria o dinheiro de volta, mediante a devolução do primeiro número. No mês passado Sleeper #1 (publicado pela WildStorm) chegou às comic shops, e Brubaker não precisou gastar muito.

“Até agora, não tive nenhuma devolução, apesar de ter recebido dois e-mails de pessoas que não ficaram satisfeitas por diferentes razões. Eu lhes disse para me mandarem as revistas, que eu ressarciria o dinheiro gasto e mais a postagem, mas as edições nunca chegaram para mim pelo correio”, disse.

Na verdade, o resultado parece ter agradado Brubaker. “Eu não tinha idéia de como seria a reação das pessoas, e foi encorajador ver o que aconteceu. Muitos fãs espalharam a proposta pela internet e Warren Ellis comentou no seu mailing list. Quando a revista saiu, recebi centenas de e-mails de pessoas que compraram e adoraram o título. Muitos deles nunca tinha lido nenhum trabalho meu, e agora estão comprando Gotham Central e Mulher-Gato também”, comemora.

“Uma das coisas mais legais que aconteceu foi receber um e-mail do Jim Lee, dizendo que ele cobriria metade das minhas despesas em caso de devoluções. Foi um gesto muito legal da parte dele, e que me fez ganhar o dia”, revelou o escritor.

Ele aproveitou também para comentar as recentes mudanças editoriais na DC Comics. “Eu vinha trabalhando muito com Mike Carlin ultimamente, e ele mesmo me disse que está muito feliz com sua nova situação na editora. Quero fazer mais trabalhos com ele no futuro, porque é realmente um ótimo editor”, elogiou.

“Também gosto muito do Dan DiDio. Ele é incrivelmente inteligente e muito falador. Ganha até de mim, o que é difícil. Com ele, tudo é discutido olho no olho. Estou muito animado com o futuro. Dan tem me ajudado muito, e por isso eu o tenho em grande estima”.

Outros autores, como Brian K. Vaughan e Geoff Johns, também chegaram a fazer acordos similares com os fãs. Será que os quadrinhos vão entrar numa nova era de “satisfação garantida ou seu dinheiro de volta”? Se for assim, alguns escritores correm o risco de ir à falência!


• Outros artigos escritos por

.

.

.