Começa o grande desafio na Marvel

Por Sérgio Codespoti
Data: 17 setembro, 2002

Captain Marvel #1Este mês chegam às comic shops americanas as revistas que fazem parte do evento U-Decide. Marville, Captain Marvel e Ultimate Adventures disputarão qual se sairá melhor nas vendas, depois do desafio entre Bill Jemas, Joe Quesada e Peter David. E quem decidirá o vencedor são os leitores.

O editor-chefe Joe Quesada falou sobre a “briga” que vem se arrastando nos últimos meses na Marvel. “A idéia por trás disso é dar atenção ao título do Capitão Marvel, que estava sofrendo no departamento de vendas”, disse. “Achamos que seria uma jogada de marketing divertida, e nos ajudaria a lançar algumas novas revistas. São três rapazes num playground dizendo que um é melhor que o outro”.

Ultimate AdventuresO desafio durará seis meses, com a última edição sendo vendida em fevereiro de 2003, e a aposta será paga na convenção da Wizard, a ser realizada em Chicago ou na Filadélfia.

Se Marville, de Bill Jemas (presidente da editora), tiver menos vendas ao final desse período, ele sentará num tanque de água, virando alvo dos participantes. Entretanto, se isso acontecer com Ultimate Adventures, Quesada receberá tortadas na cara. Agora, se o perdedor for Peter David, com Captain Marvel, nada foi dito sobre o que ele fará.

Marville #1 é uma paródia ao Universo DC. Esse é mais um capítulo na vasta história de declarações de Jemas e Quesada “cutucando” a concorrente. O editor-chefe da “Casa das Idéias” explica: “No nível pessoal, tenho boas relações com o pessoal da DC. Já no profissional, sou muito competitivo, e vou fazer o que puder para chutar o traseiro deles todos os meses do ano!”

Página de Ultimate AdventuresUltimate Adventures, como o nome propõe, faz parte da linha Ultimate Marvel, publicada no Brasil pela Panini Comics, na revista Marvel Millennium. Mas também tem referências aos personagens da DC, especialmente Batman e Robin. O título é editado por Quesada, e os argumentos ficam por conta de Ron Zimmerman. “Vamos explorar a idéia dos parceiros mirins dos heróis”, explicou. Os personagens se chamam Hawk-Owl e Zippy.

Captain Marvel continua com a mesma equipe criativa que vinha cuidando das histórias até aqui (elas podem ser conferidas no Brasil na revista Quarteto Fantástico & Capitão Marvel, da Panini). A diferença é que o título está sendo relançado desde o número 1, com capa alternativa de Alex Ross.

Página de Captain Marvel #1Em agosto, com o assunto da competição esfriando, a editora resolveu reacender a fogueira. Bill Jemas anunciou que Marville havia sido a revista com mais pedidos entre as três.

Rapidamente, Quesada e Tom Brevoort (editor de Captain Marvel) negaram, já que os dados da distribuidora Diamond mostravam Capitão Marvel com a maior encomenda por parte das lojas especializadas.

Entretanto, Jemas ainda reivindica essa primeira “vitória”, dizendo que a revista rendeu mais retorno financeiro à editora do que as outras duas, já que tem 3 capas alternativas, sendo que duas delas custando US$3,99, contra US$2,25 das demais.

Captain Marvel ficou na posição 26 da lista das 100 mais, com Ultimate Adventures em 46º e Marville nas decepcionantes 79ª e 85ª colocações (já que tem duas versões com preços distintos).

Vejamos os próximos capítulos dessa novela mexic… ops, norte-americana!

Página de Captain Marvel #1    Marville #1

• Outros artigos escritos por

.

.

.