Curso Cinema e HQ no Centro Cultural de São Paulo

Por Equipe UHQ
Data: 26 março, 2003

Fonte: Press Release

HQ de Luis GêO Curso Cinema e HQ acontece no Centro Cultural de São Paulo (Rua Vergueiro, 1000 – São Paulo/SP), com a professora de cinema e TV da Universidade Mackenzie Tereza Denser e o cartunista e quadrinhista Luiz Gê.

O objetivo do curso é fornecer elementos para a reflexão sobre o planejamento e realização de narrativas visuais gráficas/digitais (foto, HQ, TV, cinema etc), e compreender as similaridades entre os diversos meios e o papel do desenho como estruturador do raciocínio e da mensagem visual.

As aulas serão expositivas, com apresentação de slides e vídeo, e o curso é destinado a estudantes e profissionais ligados aos meios visuais. Os temas a serem abordados no curso são: a ligação da HQ com o cinema; o movimento nas formas estáticas; cenário e enquadramento; ritmo narrativo; a forma de esculpir o tempo no cinema de ação: supressão do tempo supérfluo (Kulechov); distensão da temporalidade do acontecimento; estilização de elementos fílmicos e dos personagens; montagem disjuntiva e figurativa; descontinuidade ostensiva (S. Eisenstein); a compressão de tempo no cinema de ação contemporâneo (John Ford, Alfred Hitchcock, Sergio Leone, Satll Peckinpah, John Woo, George Cosmatos); e as linguagens do cinema contemporâneo nacional (Cidade de Deus).

A coordenação é da Equipe Técnica de Pesquisas em Artes Gráficas – Divisão de Pesquisas/IDART. O curso acontece de 8 a 11 de abril, a partir das 19h, e é gratuito.

Contatos com Márcia ou Claudia pelo telefone 0XX-11-3277-3611 – Ramal 262.


• Outros artigos escritos por

.

.

.