Dois livros que sobre o mundo dos quadrinhos, escondidos nas prateleiras

Por Marcelo Naranjo
Data: 14 novembro, 2002

Por Marcelo Naranjo

Quadrinhos em AçãoMuito se ouve falar que não há livros teóricos sobre HQs, mas, na verdade, muitas vezes eles padecem de uma parca divulgação, e estão “escondidos” nas prateleiras. A Editora Moderna, por exemplo, tem em seu catálogo dois interessantes livros sobre o universo das histórias em quadrinhos.

Quadrinhos em Ação – Um Século de História (1997, 80 páginas, R$ 14,00), do historiador Mário Feijó, começa com as origens dos quadrinhos, fala sobre o preconceito contra o meio, e tem capítulos sobre a Era de Ouro, a crise na década de 1950, a retomada dos comics, os quadrinhos na guerra, a primeira exposição de quadrinhos no Brasil, os talentos brasileiros e outros assuntos.

O Mundo das Histórias em QuadrinhosO Mundo das Histórias em Quadrinhos (1994, 88 páginas, R$ 16,50), de Leila Rentroia Iannone e Roberto Antonio Ianonne, faz uma análise das HQs a partir dos primórdios da civilização, quando o homem desenhava nas paredes, analisando, entre outros assuntos, o surgimento dos quadrinhos, as primeiras histórias, o desenvolvimento da arte seqüencial brasileira; e comentando também a linguagem da nona arte, seus elementos e como fazer uma história em quadrinhos.

Como ambas as obras foram publicadas há alguns anos, evidentemente, não estão atualizadas em relação ao que vem acontecendo recentemente no cenário quadrinhístico.

Os dois livros são fartamente ilustrados, e são indicados ao público juvenil, contando, inclusive, com suplementos de trabalho. Portanto, não espere maior aprofundamento no assunto.

Mas não deixam de ser uma ótima pedida para quem quer conhecer e obter informações sobre o gênero. Afinal, é extremamente difícil encontrar opções sobre as histórias em quadrinhos nas livrarias brasileiras.

• Outros artigos escritos por

.

.

.