Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Matérias

Fábrica de Quadrinhos produz clip da banda virtual Os Vendidos

1 dezembro 2001

Os VendidosA Fábrica de Quadrinhos, estúdio-escola de HQ, ilustração e computação gráfica que acumula em seu currículo a animação do clip Os Cegos do Castelo, dos Titãs e free-lances para editoras norte-americanas como Marvel e DC Comics, está produzindo o clip da banda virtual brasileira Os Vendidos.

Segundo os integrantes d'Os Vendidos - Mau, Vilão, Xau e Copiráiti -, a idéia de montar uma banda virtual foi "para faturar algum e aparecer nas capas de revistas fúteis". O quarteto convocou os operários da Fábrica para animar o clip inaugural do single O crime não compensa.

"A composição começa com uma sátira ao universo dos super-heróis e se transforma em uma crítica social", explica Vilão, que se reveza com os outros integrantes em todos os instrumentos e também na autoria das composições. A animação base foi produzida em Flash e "anabolizada" com efeitos especiais de Adobe AfterEffects.

A estréia acontecerá durante uma festa à fantasia que será realizada em comemoração ao quarto aniversário do estúdio-escola, no Blen Blen Brasil, no dia 30 de outubro, a partir das 21h, quando será lançado também o álbum da Fábrica de Quadrinhos.

Os VendidosCopiráiti nega qualquer semelhança com o grupo de símios que estourou recentemente nas FMs de todo o mundo. "A idéia é anterior ao estouro dos Gorillaz, mas o sucesso deles nos deu o empurrão para levar o projeto adiante", explica o músico.

Atualmente, Os Vendidos vivem no Brasil, terra do modismo fácil, mas Mau, Vilão, Xau e Copiráiti sempre correram atrás do sucesso a todo custo, não importa a hora, a circunstância e o lugar. Ninguém sabe ao certo qual a sua origem. Diz a lenda que a sina dos quatro mutantes começou no dia em que indicaram o caminho de fuga para o assassino de Abel, Caim. Um vozeirão os amaldiçoou com a imortalidade e o poder de mudarem de forma. Mas não foi só isso. Também ficaram dependentes da fama. Se não brilharem num palco, arena ou estúdio de TV, sucumbirão tragicamente. Sucesso para eles é uma questão de vida ou morte, literalmente.

Desde então, o quarteto tem protagonizado os principais fatos que mudaram o curso da história. Não importa a época e o lugar - êxodo, cruzadas, expansão marítima, corrida do ouro ou festivais da Record - eles sempre estiveram no topo da onda. Hoje, Mau, Vilão, Xau e Copiráiti estão apostando todos as fichas nesta banda virtual de rock-techno-supra-hop-pop.

O nome Os Vendidos é uma resposta irônica aos críticos que os chamaram de aculturados, por terem adotado nomes anglicanizados, na década de 1980, para aumentar sua aceitação na Broadway, onde atuaram no elenco de Cats e Fantasma da Ópera durante alguns anos. Acredite... se quiser!

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA