Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Matérias

Livro e evento comemoram os 50 anos da primeira exposição internacional de HQ's do mundo

1 dezembro 2001

Anos 50, 50 anosHá 50 anos, o Brasil foi palco da primeira exposição internacional de quadrinhos do mundo. Para comemorar a data, o jornalista e professor Álvaro de Moya está lançando o livro Anos 50, 50 anos. Além disso, será realizada uma exposição na Panamericana - Escola de Arte e Design, em São Paulo.

Álvaro de Moya conta em seu livro SHAZAM que, no ano de 1951, juntamente com Jayme Cortez, Miguel Penteado, Reinaldo de Oliveira e Syllas Roberg (todos já falecidos), teve a idéia de realizar uma exposição de HQ's. Mandaram cartas para os principais representantes do gênero na época e, para surpresa de todos, receberam originais enviados pelos próprios artistas e pelo King Features Syndicate.

Tentaram expor no MASP - Museu de Arte Moderna de São Paulo, sem sucesso. Conseguiram como sede para o evento o Centro Cultura e Progresso. Nas paredes, desenhos de Alex Raymond, Al Capp, Milton Caniff, Will Eisner, Hal Foster e outros. As artes eram acompanhadas de textos analisando os quadros.

Devido ao preconceito existente contra os quadrinhos na época, não foram poucas as dificuldades que encontraram para realizar o evento. A maior parte da imprensa foi contra, e deixaram de conseguir ofertas de serviço como ilustradores, por preconceito das editoras.

Hoje, os tempos mudaram, e vários países reconhecem os quadrinhos como arte. Portanto, fica nossa homenagem a esses pioneiros, que com muito empenho defenderam e ajudaram a difundir as HQ's no Brasil.

Arte de Alex Raymond, um dos artistas que enviou originais para a exposição de 1951.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA