Quadrinhistas de Londrina lançam a interessante Coleção Tipos

Por Sidney Gusman
Data: 22 março, 2003

Por Sidney Gusman

Apenas Outra História Rock'n RollMais uma interessante iniciativa, vinda de Londrina, no norte do Paraná, mostra que, apesar de trabalhoso, é possível buscar meios para publicar seus próprios quadrinhos. Trata-se da Coleção Tipos, do estúdio Script Quadrinhos, capitaneado pelo roteirista Claudio Yuge e o desenhista Papito.

Com apoio da Caixa Econômica Federal, obtido através da lei de incentivo à cultura de Londrina, a dupla viabilizou o lançamento de uma série de três revistas (formato 15 x 10,5 cm, 16 páginas, preto e branco), com papel e impressão de ótima qualidade e capa cartonada.

Uma Estrada Dois caminhos“As histórias tratam sobre as diferenças e questionamentos que todos nós passamos uma hora ou outra na vida”, explica Papito. “Cada história tem, no mínimo, oito páginas de HQs, o número necessário para darmos o nosso recado”.

Eles desenvolveram nove personagens, que serão utilizados de acordo com o tema da edição. A primeira revista, intitulada Apenas outra história de Rock’n Roll, já vendeu mais de 180 exemplares em Londrina. “Pode parecer pouco, mas é mais do que quase todos os títulos de quadrinhos vendidos por aqui em bancas. E quem as adquiriu foram pessoas que não têm hábito de ler quadrinhos. Acho isso sensacional”, enalteceu. A esperança dos autores é que grandes comic shops do Brasil, em breve, adquiram a série para vendê-la. A Comix, de São Paulo/SP; a Itiban, de Curitiba/PR; a Kingdom Comics, de Brasília/DF; a Revista Central, de Florianópolis/SC; Loja de Gibis, de Jundiaí/SP; e a Livraria Exótica, de Piracicaba/SP, já fizeram isso.

Uma Estrada Dois CaminhosO fato curioso é que a Coleção Tipos nasceu como um Trabalho de Conclusão de Curso na faculdade. ” Fiz pesquisas de opinião com segmentos distintos e direcionei o produto ao leitor universitário, da geração dos anos 90, com forte apelo à contracultura (musical e visual). Os personagens não querem salvar o mundo o tempo todo, mas sim encontrar as respostas certas para si mesmos”, declarou Papito.

“Essa é uma geração com necessidade de buscar refêrências pessoais em seu entretenimento, na tentativa de identificar-se em meio a releituras de épocas que pouco lhe dizem”, declarou Papito. “E a Tipos é uma opção incomum à sua cultura de consumo, mas com uma linguagem atraente, que dificilmente teria espaço entre esses leitores (na pesquisa registrei que pouquíssimos visitavam bancas), por não pertencer ao seu meio de consumo e por tratar de questões muito distantes e distintas de sua realidade”.

Pagina de Apenas Outra História de Rock'n RollAo final de cada revista, numa boa sacada, os autores sugerem as músicas da edição. Segundo Papito, a dupla tem mais dois roteiros prontos, mas como a verba da lei de incentivo já terminou, estão negociando um novo patrocínio com uma gráfica local.

O preço sugerido de cada edição da Coleção Tipos é R$ 2,90. E os dois próximos números já estão “no forno” (confira as capas acima). Mais informações sobre como adquirir as revistas podem ser obtidas por e-mail.


• Outros artigos escritos por

.

.

.