Robert Crumb prepara novo projeto para os quadrinhos

Por Sérgio Codespoti
Data: 29 agosto, 2002

Mystic Funnies #3Depois de três anos, Robert Crumb, o mais famoso criador dos quadrinhos underground, está realizando com um novo projeto.

Além do 16º volume de The Complete Crumb Comics (128 páginas, US$18,95), uma série de edições anuais da Fantagraphics Books que republica todos os trabalhos do autor em ordem cronológica, este mês a editora está lançando também a revista Mystic Funnies #3 (32 páginas, US$3,95), com materiais inéditos de Crumb.

A revista começa com a trama The Hipman, um retrato ácido de um moderno e frustrado americano, e termina com o tipo de história que o deixou famoso: animais safados e engraçados, no estilo de Fritz the Cat (que será publicado em breve no Brasil, pela Conrad Editora).

Robert Crumb nasceu na Filadélfia, no dia 30 de agosto de 1943. É o terceiro de cinco filhos, e começou a desenhar por imposição do irmão mais velho. “Charles me forçou a fazer quadrinhos”, relembrou no livro The R. Crumb Coffee Table Art Book. Seu primeiro trabalho profissional foi em 1962, como ilustrador.

Três anos depois, passou por algo que mudou sua maneira de desenhar, quando usou LSD. “Na época não era ilegal. Minha primeira tira em quadrinhos foi uma experiência mística”, disse. Em 1968, lançou sua primeira história em quadrinhos, na revista Zap, que também que será lançado no Brasil, pela Conrad Editora.

O trabalho do autor é sempre cheio de críticas apuradas sobre a sociedade. Atualmente, Crumb mora na França.

• Outros artigos escritos por

.

.

.