Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Matérias

Zé Gatão, muito prazer!

1 dezembro 2001

Em 1997, chegou a algumas (poucas) lojas especializadas de quadrinhos do País um álbum intitulado Zé Gatão. O livro, em preto e branco, muito bem-acabado, com lombada quadrada, papel de boa qualidade e impressão competente, não tinha logotipo de nenhuma editora e era assinado pelo desconhecido autor Eduardo Schloesser.

Tratava-se de uma (ousada) produção independente, de um artista que resolveu "meter as caras", pra ver seu trabalho publicado. Acabei comprando o livro e confesso ter gostado do que vi.

Zé Gatão vive num mundo onde todos os seres são híbridos - cabeças de animais em corpos humanos. Ele é um personagem extremamente forte que, entediado com a vida, resolve sair pelo mundo para espairecer. O problema é que o cara é daquele tipo que atrai encrenca! Ainda bem, pois isso deixa suas histórias cheias de ação.

Além disso, as aventuras de Zé Gatão são permeadas de erotismo e cenas fortes, bastante violentas. Schloesser não mascara, não "sugere" nada ao leitor; ele mostra!

Apesar de as histórias do álbum serem de 1994 e 95, os desenhos de Eduardo Schloesser já chamavam a atenção. Ele tem bom domínio de anatomia, contrasta luz e sombras muito bem e faz belas "tomadas de câmeras" em seus quadrinhos. Além disso, entre os capítulos do livro, há belíssimos pin-ups dos personagens, feitos somente a lápis, sem arte-final.

Schloesser, definitivamente, não é um autor "comercial". Ele está muito mais para uma linha "de autor", pois gosta de trabalhar mais sua arte, elaborar seus próprios roteiros (com muitas experiências pessoais "adaptadas"), pesquisar referências visuais e literárias etc.

Pena que tenha publicado tão pouco. Mas isso será corrigido em breve, com a publicação, ainda em 2001, pela Via Lettera Editora, de um novo álbum (também em preto e branco) de Zé Gatão.

Enquanto isso não acontece, você pode conferir, COM EXCLUSIVIDADE, no Universo HQ uma história INÉDITA do personagem, e colorida!

Depois de lê-la, espero que você tenha a mesma sensação que tive quando, em 1997, cheguei à última página de seu álbum: que Zé Gatão é um personagem com muito potencial para ser explorado.

Zé Gatão

 

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA