Confins do Universo 200 - 200 episódios depois, o que mudou?
OUÇA
Notícias

2000 AD é rejeitada para evento de distribuição gratuita de gibis nos EUA

9 novembro 2015

Um presente para fazer brilhar os olhos de qualquer fã de quadrinhos. A britânica 2000 AD produziu uma edição especial da revista para o Free Comic Book Day, evento em que, anualmente - sempre no primeiro sábado de maio -, as lojas de quadrinhos dos Estados Unidos distribuem gibis gratuitamente.

Essa edição de 2000 AD seria em formato magazine, contando com artistas como Dave Gibbons, Pat Mills, Eric Powell, Mike Allred e outros, assinando HQs protagonizadas por Juiz Dredd e mais personagens em 48 páginas.

Mas a distribuidora Diamond rejeitou o presente que milhares de leitores ganhariam no dia 6 de maio de 2016.

O problema é que o formato da revista e o número de páginas fogem do padrão norte-americano, o que encareceria o produto - embora a distribuidora não tenha se pronunciado oficialmente sobre o assunto. Isso porque, apesar de oferecido de graça aos leitores, os gibis são encomendados pelas comic shops diretamente à Diamond por um preço simbólico preestabelecido. A distribuidora, por sua vez, adquire cada exemplar das editoras por menos de 20 centavos de dólar, sem margem de negociação.

A 2000 AD ainda tentou uma cartada: reduzir o tamanho da revista para o formato americano, mantendo as 48 páginas. Mas a Diamond foi irredutível.

Em seu site, a revista escreveu que está decepcionada por essa edição não fazer parte do evento do próximo ano e que outro gibi, um especial de verão, nos padrões dos quadrinhos norte-americanos, estará à disposição dos leitores no Free Comic Book Day de 2016.

 2000 AD

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA