2º Encontro Lady’s Comics será realizado em julho

Por Samir Naliato
Data: 15 junho, 2016

De 29 a 31 de julho, será realizado o 2º Encontro Lady’s Comics, no Centro de Referência da Juventude – CRJ (Rua Aarão Reis, Centro), em Belo Horizonte/MG. O evento, organizado pelo coletivo Lady’s Comics, conta com a parceria do FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos e apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, e da Oi Futuro, incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e patrocínio da Oi.

O objetivo é desmitificar que o universo dos quadrinhos é formado apenas por homens, e que as mulheres vêm reivindicando, cada dia mais, seu espaço no mercado.

Quem são essas mulheres e o que elas andam produzindo? De que maneira estão transformando esse cenário com seus desenhos e textos?

O encontro procura refletir sobre essas questões e evidenciar o trabalho realizado por elas.

Traz ainda para o centro dos debates o tema Primeira Viagem. De acordo com Mariamma Fonseca, uma das organizadoras do projeto, essa é uma abordagem do começo de cada etapa das histórias em quadrinhos, ou seja, da criação, produto final e venda. Um dos intuitos do encontro é ajudar a empoderar essas mulheres por meio de sua profissionalização e auxiliá-las na formação crítica e criativa.

A programação inclui oficinas, painéis e intervenções permanentes. O evento é gratuito e, dentre as convidadas desta edição estarão quadrinhistas internacionais como Sole Otero (Argentina), Mariela Alejandra (Argentina) e Supnem (Chile), pesquisadoras e interessadas na área. A colorista Cris Peter também marcará presença.

Outra atração é a mostra inédita no Brasil Chicks on Comics, que já passou por Berlim e Argentina. A exposição é formada por um coletivo de nove quadrinhistas de língua espanhola que atuam desde 2008 no site de mesmo nome.

Clique aqui para ver a programação completa do 2º Encontro Lady’s Comics.

2º Encontro Lady's Comics

• Outros artigos escritos por

.

.

.