5º Dia do Quadrinho Nacional de Alvorada tem homenagem e lançamentos

Por Marcelo Naranjo
Data: 24 janeiro, 2019

O pub Garage 80’s (Av. Maringá, 109 – esquina com Casemiro de Abreu), em Alvorada/RS, recebe, no dia 30 de janeiro, a partir das 21h, o 5º Dia do Quadrinho Nacional de Alvorada. O evento traz vários artistas da região, que expõem seus trabalhos como forma de celebrar a data.

A organização é do Coletivo Quadrante Sul, que atua há mais de 30 anos com quadrinhos independentes, e que lançará duas publicações inéditas na data. A casa abre suas portas a partir das 21h.

O homenageado do evento será Daniel HDR. O desenhista gaúcho completa, em 2019, 30 anos de carreira. Daniel já trabalhou com diversas editoras, como Marvel, DC, Dynamite e muitas outras. Também gerencia a escola de artes Dínamo. A partir das 21h30min, será feito um bate-papo com o quadrinhista.

Contará ainda com dois lançamentos inéditos do Coletivo. O primeiro é a 43ª edição do Fanzine Tchê, organizado por Denilson Reis. O Tchê é o fanzine mais longevo ainda em publicação no Brasil. A publicação foi tema do documentário Fanzine Tchê – 30 anos de resistência, dirigido por Paulo Kobielski. Paulo ainda lança o fanzine Mundo Gibi 3 ao longo da noite.

O evento, realizado na cidade desde 2015, terá diversas mesas de debates sobre o tema, venda de quadrinhos independentes, exposição de artes originais e homenagens a figuras históricas do quadrinho local. O grupo responsável pela organização, o Quadrante Sul, é também organizador do Gibifest, evento local de cultura pop. Este coletivo conquistou em 2017, com o Tchê, o Prêmio Angelo Agostini de melhor fanzine de quadrinhos do Brasil.

• Outros artigos escritos por

.

.

.