Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

6as. Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos em São Paulo

21 agosto 2019

A USP realiza, a partir desta quarta-feira até o dia 23 de agosto, as 6as. Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, maior congresso acadêmico sobre o assunto. O evento terá o lançamento de diversos livros teóricos, exposição de mais de 290 pesquisas do Brasil e América Latina, e conferências de convidados estrangeiros.

No dia 21, a Dra. Carol Tilley (University of Illinois Urbana-Champaign) fará a conferência de abertura: The Comics Readers at the Center of Wertham's Lies sobre a obra do psiquiatra alemão Fredric Wertham (A Sedução dos Inocentes, 1954). A professora atua na área de Ciências da Informação e pesquisa a história social e cultural das histórias em quadrinhos.

No dia 22 de agosto ocorre o painel Protagonismo Negro nos Quadrinhos, com o professor e quadrinhista Marcelo D'Salete (Angola Janga, Cumbe) e o escritor e editor Nobu Chinen.

O colombiano José Campo fará a conferência de encerramento em 23 de agosto. Ele é professor é ilustrador, quadrinhista, caricaturista e também diretor da fundação Calicomix, um dos mais importantes festivais de quadrinhos da América Latina. José Campo falará sobre as explorações da narrativa gráfica na Colômbia.

Durante as jornadas, serão lançados os livros Mangás, Animes e a Psicologia; O Negro nos Quadrinhos do Brasil; Quadrinhos e Educação Vol.5; Educando na República – Charges, Cartuns e Histórias em Quadrinhos da Revista Illustrada e Quadrinhos no Ceará.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA