Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

7 VIDAS - A AVENTURA DE UMA PESSOA EM SEUS PASSADOS

Por admin
14 agosto 2009

sp;


Reviews de Quadrinhos

 

7 VIDAS - A AVENTURA DE UMA PESSOA EM SEUS PASSADOS
Título: 7 VIDAS - A AVENTURA DE UMA PESSOA EM SEUS PASSADOS
(Conrad
Editora
) - Edição especial

Autores: André Diniz (texto) e Antonio Eder (arte).

Preço: R$ 26,00

Número de páginas: 128

Data de lançamento: Julho de 2009

Sinopse: Em um momento bastante conturbado de sua vida, o roteirista André Diniz resolve fazer terapia de vidas passadas.

Nas sessões, Diniz vê lembranças perdidas de figuras como um religioso italiano, um órfão peruano e um empresário gaúcho.

Na vida real, fatos esquecidos começam a ressurgir.

Positivo/Negativo: Não há nada, a não ser a fé de cada um, que indique que se possa levar a sério a reencarnação e a terapia de vidas passadas.

Mas 7 Vidas, novo álbum de André Diniz e Antonio Eder, tem como tema justamente o processo terapêutico de seu roteirista. É uma daquelas HQs autobiográficas, em que o autor narra (ou romanceia) suas próprias experiências.

E como fica isso?

Bem, a questão sobre a seriedade do tratamento fica em aberto. Isso mesmo: Diniz não fecha questão.

Nas páginas 17 e 18, a terapeuta responsável pelo tratamento diz que mesmo quem não acredita na terapia pode ter benefícios. Afinal, verdade ou embuste, ela seria uma forma de lidar com o inconsciente.

Essa dualidade - mesmo que o leitor seja cético e que ela fique restrita apenas ao autor - é a maior das forças motrizes de 7 Vidas.

Afinal, é essa dualidade que conduz o enredo, que deixa dúvidas a respeito do que está acontecendo e sobre o que vai rolar ao longo da trama.

É ela também que, encerrado o álbum, deixa o leitor intrigado com o que Diniz narrou. Se não pela força exotérica (ou esotérica) da terapia, ao menos pela intensidade com que o inconsciente e a memória se manifestam.

Afinal, foi sem nenhuma terapia duvidosa que Marcel Proust mergulhou nas memórias provocadas por uma insossa Madeleine em Em busca do tempo perdido.

Por isso, 7 Vidas é interessantíssimo. Diniz, retratado com o estilo cartunesco de Eder, mergulha em algo que não se sabe o que é - mas que é essencialmente ele mesmo. Ao acompanhar o autor na descida das escadarias da primeira página do álbum, o leitor entra no inconsciente do criador - e isso que importa e fascina.

Lá, ele vê não só arquétipos, mas o pai, os brinquedos e o que importa de verdade na vida do artista.

Classificação:
- Eduardo Nasi

|| QUADRINHOS | CINEMA | E-MAIL | BOLETIM | LOJA | PUBLICIDADE ||

© 2009, Universo HQ

 


 

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA