Ação, distopia, drama e humor em quadrinhos para apoiar no Catarse

Por Samir Naliato
Data: 19 junho, 2020

O Catarse continua sendo uma plataforma bastante viável para diversos autores independentes e editoras viabilizarem a publicação de seus projetos, seja como captação de recursos ou como meio de realizar pré-venda direta aos leitores.

Confira abaixo alguns dos quadrinhos atualmente disponíveis para apoio.

A garota bipolar (formato 20,5 x 27 cm, 100 páginas), por Ota.

O cartunista Ota, ex-Mad, é o primeiro quadrinhos nacional a ser lançado pela Tai Editora. O livro é uma compilação da série, que vem sendo publicada em pequenas edições em formatinho, com mais de três mil exemplares vendidos de mão em mão em eventos. Agora, ganha uma versão integral, incluindo as inéditas tiras do quarto volume, ainda não publicado.

A edição traz ainda muito conteúdo extra e marca o início da coleção de álbuns do Ota pela editora. Para mais detalhes, planos disponíveis, recompensas e apoiar, clique aqui.

A garota bipolar

Assalto ao útero (formato 17 x 24 cm, 24 páginas), por Victor Zanellato e Diogo Mendes.

A história, inspirada especialmente de uma música do artista Eduardo Taddeo, narra a trajetória de Cristina, uma mulher pobre que trabalha como catadora de materiais recicláveis na cidade de São Paulo. Cristina está grávida e aguarda o nascimento de sua filha Dandara, porém ela não sabe o futuro que a espera: um sistema podre que coloca o dinheiro acima do direito de uma mãe de criar sua filha.

Para mais detalhes, planos disponíveis, recompensas e apoiar, clique aqui.

Assalto ao útero

Samaúma – O chamado da floresta (formato 18 x 26 cm, 200 páginas, capa dura), por Fabio Gimovski.

Tudo começa com uma semente lançada nos sonhos de Ravi. O universo xamânico da Amazônia se apresenta lentamente nos sonhos recorrentes que o levam a uma jornada de autoconhecimento e descoberta de uma cultura ancestral.

No coração da floresta ele vivencia experiências com as medicinas da floresta, ouve os mitos de criação dos povos originários, caminha entre árvores centenárias, emociona-se com as paisagens de seu mundo interior e se questiona sobre a realidade de sua vida.

O livro é dividido em quatro capítulos simbolicamente orientados para a jornada de Ravi. A caminhada começa no capítulo eshe (sementes), é aprofundada no capitulo tatxa (raízes); continua no capítulo yuxi (espírito) e é revelada no capítulo nevureve (entre nós).

Para mais detalhes, planos disponíveis, recompensas e apoiar, clique aqui.

Samaúma - O chamado da floresta

The Few and Cursed – Nação Sombria (formato 17 x 26 cm, 96 páginas), por Felipe Cagno, Rui Silveira, Téo Gonzales e Deyvison Manes.

A série é um faroeste sobrenatural em um mundo pós-apocalíptico. Mais de 90% da água no planeta simplesmente desapareceu da noite para o dia. Desde então, na busca incessante pela própria sobrevivência, a humanidade perdeu sua bússola moral e abriu as portas para o sobrenatural.

Esta história traz solitária carteira LaVerne e a sua missão de entregar um misterioso pacote à um oficial do Texas na linha de frente da guerra com os Comanches. O pacote é entregue na agência central do correio todo ensanguentado e com um Caçador de Maldições na sua cola. Alistair Fairweather, um caçador implacável, chega perto de colocar suas mãos no pacote que ele diz ser amaldiçoado e perigoso.

Mas com ele sob proteção federal, não há nada a ser feito a não ser acompanhar de perto a entrega. E assim LaVerne e Alistair partem juntos em direção ao Texas em uma parceria nada convencional. Para mais detalhes do projeto e apoiar, clique aqui.

The Few and Cursed - Nação Sombria

Farofa Temperada (formato 19 x 13,5 cm, 144 páginas, capa dura), por Marina Timm.

A Farofa é a rata de estimação da humana Marina. Ela nomeia a tira, uma série de histórias em quadrinhos que retrata o cotidiano “temperado” pela convivência com ratos de estimação. As tirinhas começaram a ser desenhadas em meados de 2017 e são publicadas desde 2018 na página do Facebook. A proposta é ir além da publicação online e organizar a produção em um livro impresso.

Para mais detalhes, planos disponíveis, recompensas e apoiar, clique aqui.

Farofa Temperada

Anarriê (formato não informado, 100 páginas), por Michel Borges.

Em 2010, com a ajuda do Proac, o autor publicou sua primeira história em quadrinhos unindo o folclore nacional e a inspiração em obras como os filmes do Studio Ghibli, que se inicia em uma tarde de Festa Junina e leva a dupla de crianças a uma aventura por várias regiões do Brasil para desfazer o feitiço que transformou seus pais em pipocas.

Agora, para comemorar o aniversário de 10 anos do  livro, a obra será relançada. Para mais detalhes, planos disponíveis, recompensas e apoiar, clique aqui.

Anarriê

Brasil 2019 em charges (formato 20,5 x 27,5 cm, 136 páginas), por Gilmar.

Livro com charges produzidas pelo cartunista Gilmar (Cartunista das Cavernas ) durante o ano de 2019. A ideia é que este livro registre de maneira crítica e, através do humor, alguns dos principais acontecimentos políticos do ano que passou. Para mais detalhes do projeto, planos disponíveis, recompensas e apoiar, clique aqui.

Brasil 2019 em charges

Raposa & Gengibre (formato digital, 40 páginas), por Letícia Pusti.

Uma série de tirinhas que surgiu como desabafo e, também, como homenagem ao gatinho Gengibre, que passou pela vida da autora em 2019 e, por quatro meses, a encheu de amor mesmo bastante doente. O livro terá 40 ilustrações, ou melhor, 40 momentos da jornada da Raposa em busca do autoconhecimento, acompanhada por Gengibre, seu melhor amigo.É um copilado de momentos publicados gratuitamente no Instagram.

Para mais detalhes, planos disponíveis, recompensas e apoiar, clique aqui.

Raposa & Gengibre

• Outros artigos escritos por

.

.

.