Acordo entre Neil Gaiman e Todd McFarlane encerra batalha judicial

Por Samir Naliato
Data: 31 janeiro, 2012

Spawn #9

Depois de anos brigando na justiça pelos direitos sobre os personagens Angela e Spawn Medieval, Neil Gaiman e Todd McFarlane finalmente chegaram a um acordo. Os termos são confidenciais e ainda não se sabe se terá algum impacto na revista mensal Spawn.

O problema começou em 1993, com a publicação de Spawn # 9, que Neil Gaiman foi convidado por McFarlane para escrever. A história apresentou dois novos personagens criados por Gaiman, o Spawn Medieval e uma caçadora de Spawns chamada Angela. Os dois ficaram bastante populares e passaram a ser muito importantes dentro do universo do anti-herói.

Entretanto, McFarlane não deu os créditos da criação desses personagens para Gaiman e acabou agindo da mesma maneira que grandes editoras norte-americanas fazem com seus criadores. A falta de crédito pelos trabalhos de escritores e desenhistas foi o principal motivo alegado por McFarlane e outros artistas para abrir sua própria editora – e assim foi criada a Image Comics.

Gaiman não se conformou e deu início a uma briga na justiça que se estendeu por anos, teve vários capítulos e envolveu outras pessoas e personagens.

Durante entrevista exclusiva ao Universo HQ, em 2001, Gaiman falou sobre o assunto em detalhes, expondo como estava decepcionado com a atitude de McFarlane. Clique aqui e leia a entrevista.

Confira ainda um review de Spawn # 9 clicando aqui.

 

• Outros artigos escritos por

.

.

.