Confins do Universo 201 - Arigatô, sensei Akira Toriyama!
OUÇA
Notícias

Álbum sobre o Pátio do Colégio é um presente para São Paulo

19 fevereiro 2004

São Paulo - Pátio do ColégioEstá chegando às livrarias de todo o Brasil, pela Editora Globo um verdadeiro documento histórico sobre os 450 anos da cidade de São Paulo. Trata-se do álbum São Paulo - Pátio do Colégio - Uma história ilustrada a bico de pena (formato 30,5 x 27,7 cm, 112 páginas, R$ 75,00), do ilustrador pernambucano Terciano Torres.

O livro é fruto de anos de pesquisa do autor, que decidiu contar sua história com uma boa dose de humor. Como o título denuncia, tudo é contado tomando como base o Pátio do Colégio, um dos cartões postais do centro de São Paulo. E para narrar visualmente a evolução da cidade durante seus quatro séculos e meio de vida, Terciano misturou desenhos reais (detalhes de arquitetura e apelos históricos) com uma paisagem urbana recheada de caricaturas de personagens que marcaram época.

Nas páginas pares há sempre um texto explicativo sobre o ano em questão, focando eventos importantes da política, da economia e da cultura paulistana; e nas ímpares, uma ilustração, sempre do mesmo ângulo, com uma vista panorâmica do Pátio do Colégio. A história começa em 1553 (um ano antes da fundação da cidade), para mostrar como era o lugar - com natureza exuberante e a presença de índios - onde São Paulo seria construída, e vai até 2004.

Nos desenhos estão retratados acontecimentos importantes da trajetória da metrópole, como a fundação, a expulsão dos padres jesuítas, a independência do Brasil, a mão-de-obra escrava e a abolição, a chegada dos imigrantes, a verticalização da cidade com arquitetura eclética, a recessão mundial de 1929, a migração nordestina, a censura, a construção do metrô, o vestuário de cada época etc.

Um ponto interessante é que, nas cenas, figurantes anônimos dividem espaço com figuras ilustres que, em algum momento, fizeram parte da história paulistana, como Santos Dumont, o arquiteto Ramos de Azevedo, Getúlio Vargas, Adoniran Barbosa e até Chico Bento, de Mauricio de Sousa.

É quase uma aula de história ver as muitas das reformas pelas quais esse marco de São Paulo passou. Foi ao redor do Pátio do Colégio que funcionou o primeiro museu e a primeira agência de Correios do Estado. Foi ali que Evaristo da Veiga compôs o Hino da Independência - musicado por Dom Pedro I. Também foi ali que aconteceram eventos importantes que resultaram na sangrenta Revolução de 1924. E suas dependências serviram de Colégio dos Jesuítas até 1759 e de Palácio do Governo, a partir de 1765.

Isso tudo é elucidado nos textos explicativos, pois cada informação foi rigorosamente levantada pela Companhia da Memória, empresa especializada em pesquisa histórica.

Terciano Torres criou os cenários a partir de desenhos, fotografias, mapas, pinturas e com a ajuda de descrições de livros. E o detalhismo de cada cena impressiona.

Sem dúvida, São Paulo - Pátio do Colégio - Uma história ilustrada a bico de pena é um dos grandes presentes que a cidade ganhou neste aniversário de 450 anos.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA