Confins do Universo 201 - Arigatô, sensei Akira Toriyama!
OUÇA
Notícias

Análise: como foi o 24º Amadora BD, em Portugal

11 novembro 2013

O maior festival de quadrinhos de Portugal, o 24º Amadora BD, que aconteceu de 25 de outubro a 10 de novembro, mais uma vez colocou o país no mapa da nona arte com as suas exposições, atividades e sessões de autógrafos, que encantaram leitores jovens e veteranos ou, como se diz por lá, miúdos e graúdos, respectivamente.

No primeiro dia percebeu-se logo o que muitos visitantes procuraram no evento: ver de perto as exposições que o festival promove. E neste ano houve muita coisa para ver, como a mostra do artista português Ricardo Cabral, que procurou mostrar como os cenários são importantes na construção de uma história em quadrinhos. Este, aliás, foi um dos temas centrais deste Amadora BD, que teve também um belo espaço para promover artistas do Brasil.

André Diniz, Marcelo D’Salete, Pedro Franz, Diego Gerlach, André Kitagawa e Rafael Sica foram os autores destacados numa exposição bem interessante, com artes que mostravam retratos humanos do Brasil de agora, e também imagens que pretendiam fazer refletir, espelhar e pensar as tensões sociais, a urbanidade contemporânea e o exercício da política.

Exposição de autores brasileiros - Foto de Nuno Amado

O grande destaque do evento, contudo, foi a exposição que celebrou os 75 anos do Superman, o maior de todos os heróis, em uma coprodução com o Cartoon Art Museum, dos Estados Unidos, e comissariada por Luís Salvado. No espaço, os presentes puderam apreciar vários originais de artistas que deixaram a sua marca no Homem de Aço, em cenários que evocavam épocas importantes do personagem e que deixaram os fãs completamente imersos no seu mundo.

A presença de Jon Bogdanove nas sessões de autógrafos ajudou a chamar ainda mais a atenção para esta mostra, pois o autor cativou o público com a sua simpatia e paciência.

Neste festival pôde-se ver ainda uma exposição que homenageou Spirou, e que apresentava algumas das pranchas originais de Franquin e
Jijé, dois dos mais consagrados desenhistas de Spirou, fruto de uma parceria com o Wallonie-Bruxelles International e o Centre Belge de la Bande Dessinée.

Além das exposições e sessões de autógrafos, aconteceram lançamentos de livros, a entrega dos prêmios às mais importantes obras do ano em Portugal e muitas atividades voltadas para leitores mais novos, como praças onde se podia desenhar e colorir as suas próprias histórias em quadrinhos ou até pintar os seus rostos e assim ficar mais dentro do espírito do evento.

O lançamento do novo volume de As aventuras de Dog Mendonça & Pizzaboy, HQ escrita por Filipe Melo e desenhada por Juan Cavia e Santiago Villa, mereceu uma bela exposição, com destaque para a arte e os personagens que povoam esta aventura de relativo sucesso tanto em Portugal quanto nos Estados Unidos.

Exposição sobre os 75 anos do Superman - Foto de Nuno Amado

Outro título que não passou despercebido foi o novo livro da Kingpin Books, Super Pig – O impaciente inglês, nova história do autor Mário Freitas que era aguardada pelos fãs do personagem. O material teve também a ajuda da premiação do álbum anterior, que ganhou o prêmio de melhor desenho, assinado Osvaldo Medina.

Durante o evento, oi Amadora BD divulgou os melhores álbuns, autores e editores de 2013, com a atribuição dos Prêmios Nacionais de BD (PNBD).

O Baile, de Nuno Duarte (texto) e Joana Afonso (arte), da Kingpin Books, foi o grande vencedor de Melhor Álbum Português e Melhor roteiro.

Na categoria Melhor desenho, o vencedor foi Osvaldo Medina, com o álbum Super Pig - Roleta Nipónica, da Kingpin Books.

Segue abaixo a listagem dos demais vencedores.

Melhor Álbum Estrangeiro: Fun Home - Uma tragicomédia familiar, de Alison Bechdel, da Contraponto.

Melhor Álbum de Tiras Humorísticas: Enorme, Brutal, Colossal 2012!, de Henrique Monteiro, das Edições ASA.

Melhor Ilustração de Livro Infantil: Catarina Sobral, com o álbum Achimpa, da Orfeu Negro.

Clássicos da Nona Arte: Surfista Prateado - Parábola, de Stan Lee, Moebius e John Buscema, da Levoir/Público.

Melhor Fanzine: BDLP # 3, com coordenação de João Mascarenhas, editado pelo Grupo Extractus (Portugal) e Estúdios Olindomar (Angola).

O 24º AmadoraBD ainda homenageou o colecionador Carlos Gonçalves, com a atribuição do Troféu de Honra.

Foram também entregues os prêmios aos vencedores dos Concursos Nacionais de BD, Cartoon e Ilustração Municipal.

Clique na galeria abaixo para ampliar mais fotos do Festival.

.

* Fotos de Nuno Amado.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA