Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Ao Mestre com Carinho: documentário sobre o mestre Rodolfo Zalla

11 maio 2012

Ao Mestre com Carinho

Rodolfo Zalla nasceu na Argentina em 1931 e iniciou sua carreira nas revistas Poncho Negro e Patoruzito, publicações muito populares na época. Ele migrou para o Brasil em 1963 e encontrou um farto mercado de trabalho, tornando-se um prolífico artista de quadrinhos.

Ao lado de outros artistas, como Jayme Cortez, Miguel Penteado, Eugenio Colonnese, Rubens Cordeiro, Luis Saidemberg, Primaggio Mantovi, Getúlio Delphim, Julio Shimamoto, Flavio Colin e Osvaldo Talo, construiu e vivenciou um importante momento da HQ brasileira - as décadas de 1960 e 1970.

Nesta época, editoras como Taika (ex-Continental e Outubro), GEP, Edrel e Jotaesse, capitaneadas por editores como José Sidekerskis, Manoel Cassoli, Heli Lacerda, Minami Keizi e o próprio Miguel Penteado, apostavam todas suas fichas no quadrinho nacional, lançando milhares de revistas de todos os gêneros.

Zalla logo se destacou no mercado produzindo milhares de páginas de quadrinhos de aventuras, super-heróis, faroeste e, sobretudo, terror, sua grande paixão. Em meados dos anos 70, quando as editoras fecharam suas portas por pressão da ditadura militar e da censura, ele migrou para o mercado de livros didáticos, quadrinizando todos os capítulos da história da humanidade, do homem primata até a Segunda Guerra Mundial. E fez o mesmo com toda a história do Brasil.

Na década de 1980, Zalla fundou sua própria editora, a D-Arte, pela qual lançou os gibis Johnny Pecos, Calafrio e Mestres do Terror. Estes dois últimos durariam dez anos ininterruptos nas bancas.

Hoje, aos 80 anos de vida e 60 de carreira, Zalla continua produzindo e desenhando. Lúcido, inteligente, articulado e bem-humorado, este criador tem prazer em relembrar sua longa trajetória de vida, cheia de histórias pra contar.

E essas histórias estão disponíveis no documentário Ao Mestre com Carinho (R$ 15,00), produzido pelo cartunista Marcio Baraldi.

O documentário apresenta uma longa e detalhada entrevista com este importante artista do quadrinho brasileiro. No DVD, de 72 minutos, além do depoimento do mestre, há extras nos quais Zalla conta curiosidades de sua carreira e sua vida pessoal.

O DVD já está à venda e pode ser encontrado na Comix Book Shop.

Marcio Baraldi e Rodolfo Zalla

 

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA