Após erros, Panini fará recall de Sandman – Edição especial de 30 anos

Por Samir Naliato
Data: 26 março, 2019

Em março, a Panini Comics lançou o primeiro volume de Sandman – Edição especial de 30 anos (formato 17 x 26 cm, 240 páginas, capa cartonada, R$ 35,90), uma nova coleção de encadernados que republicará, na íntegra, a saga do Mestre dos Sonhos.

A edição traz os oito primeiro números da revista, reunindo o arco de histórias Prelúdios & Noturnos e mais a primeira aparição da Morte.

Esta iniciativa, para comemorar três décadas do surgimento desta que é uma das mais aclamadas séries em quadrinhos norte-americanas, criada por Neil Gaiman, marca a primeira vez que as histórias voltam a sair no Brasil em um formato mais acessível, após 11 anos, quando a Pixel Media publicou dois volumes.

Depois disso, a série saiu na íntegra pela própria Panini, mas em luxuosos livros em capa dura, as chamadas Edições Definitivas, que custavam cerca de R$ 150,00 cada.

Mas os problemas começaram com leitores postando na internet diversos erros na publicação, como balões e recordatórios em branco e textos “vazando” dos balões.

Problemas com diagramação, tradução e revisão têm se acumulado na editora nos últimos tempos, mas isso se repetir em uma obra tão emblemática quanto Sandman potencializou as reclamações. Ainda mais porque esses erros não estavam nas Edições Definitivas.

Neil Gaiman

Isso acabou chegando ao próprio Neil Gaiman, que foi marcado em uma postagem do leitor Thiago Ribeiro, que retuitou e comentou o assunto. “É desapontador. A qualidade das reimpressões no Brasil tem sido muito boa ao longo dos anos” (veja o post original aqui), lamentou o autor, que sempre elogiou publicamente os trabalhos de editoras brasileiras com o personagem.

Frente à repercussão, a Panini Comics divulgou uma nota oficial afirmando que fará um recall e trocará todas as edições defeituosas. Apesar de ter chegado às bancas, a pré-venda na Amazon tem data de lançamento apenas em maio, o que indica que será aguardada a edição corrigida.

No mesmo comunicado, a editora afirma ter criado novos processos para que situações assim não voltem a ocorrer.

Confira abaixo, com as informações de como efetuar a troca pelo novo exemplar corrigido.

“Diante da publicação do título Sandman – Edição especial 30 anos, a Editora Panini lamenta e pede desculpas pelos problemas apresentados no título. A editora providenciou novas impressões com as devidas correções, com previsão de chegada ao mercado na 2ª quinzena de abril.

Aos leitores que já adquiriram o livro, a Editora Panini pede que entrem em contato por telefone no número (11) 3512-9444 ou pelo site www.lojapanini.com.br/FaleConosco para que seja realizada a troca do produto.

A empresa esclarece que esses erros foram originados em edições realizadas no início do ano e que atualmente possui novos processos para assegurar a qualidade editorial.

Ressaltamos que a Panini Brasil já tomou todas as medidas necessárias para que situações como essas não voltem a acontecer.”

Sandman - Edição especial de 30 anos

• Outros artigos escritos por

.

.

.

  • Super do BdE

    Estou em dúvida se solicito ou não um recall pois, dada a precariedade de serviço dos Correios, eu receba a edição em estado lamentável.

    Ou eu fico com a edição defeituosa, mas intacta;
    Ou eu fico com a edição corrigida, mas danificada.

    • Luís Fajardo

      Ainda mais sendo capa fácil de dobrar… acho que optarei pela primeira.

      • 0-Drix

        Vc vai perder uma edição com novos erros!

  • Felipe Lima

    Vou precisar pagar pelo envio da hq à Panini?

    • Almir Lima

      Acho q não pois o erro é deles

    • Raccoon

      Não…será enviado uma autorização de postagem.

  • Roberto Ferreira

    Entro no link para pedir a troca, e no fale conosco não disponibiliza um link específico. É lorota da Paninho? UniversoHq põe um e-mail ou link específico. Obrigado

  • Valmer Medeiros

    Pior nem são os defeitos de impressão, trágico é o defeito editorial de lançar uma edição comemorativa, COM capa cartão, é o fim da picada, não faz o menor sentido, eu acabei de adquirir a quinta e última edição definitiva de Sandman, juntamente com o encadernado de Prelúdio e a graphic novel da Morte e é assim que uma obra prima deve ser tratada!

    • Raphael

      Reclama para a DC, porque foi ela que publicou a edição comemorativa nesse formato, a Panini só seguiu. E manda mais capa cartão que está pouco, abaixo a era de capa dura.

    • Felipe Lima

      Menos capa dura, aliás já tem as Ed. Definitivas lançadas aí pra quem prefere isso. Sem contar que essa edição de capa cartão foi uma decisão da DC, e é assim que está sendo lançado nos EUA.

    • Natanael Floripes

      Tenho visto tanta choradeira contra capas duras..

    • Diego Berlezi Ramos

      Na boa, mas essas capas duras já encheram o saco faz tempo. Cada capa dura ocupa o espaço de, no mínimo, quatro outras revistas na estante. Sem falar que nem tudo merece sair em capa dura.

  • ninguém

    Parabéns a todos que se manifestaram, que reclamaram e que deixaram clara a insatisfação com os desserviços da Panini. Não é de hoje que essa editora se esmera em entregar produtos caros e mal-editados, numa visível aposta no comodismo do brasileiro em deixar de exigir qualidade no que compra.

    Que isso seja sinal de que o leitor não admitirá mais ser tratado de qualquer jeito e sirva de lição a quem espera lucrar sem se esforçar para cativar o consumidor!

  • Let’sGoMe

    Ótima posição da Panini reconhecer o erro publicamente. Sei que pode ser caro pegar as edições defeituosas e trocar, mas e necessário, principalmente uma obra como Sandman e de luxo. Poderiam ter feito o mesmo com a edição do Homem-Aranha e o pedido de desculpas. E no mínimo um pedido de desculpas com o erro de outras publicações.

    • Aster Yupio

      Como vai negar um erro impresso em papel?

    • Adriano deSouza

      Pra fazer isso com as outras edições, só se alguma celebridade reclamasse no twitter, entende? A Panini só fez isso porque o Neil Gaiman entrou na jogada. As demais ediçoes continuará o serviço porco de sempre.

    • Levi Trindade

      Bom dia. A Edição Definitiva do Aranha será reposta para quem se dirigir ao atendimento da Panini. Isso foi comunicado, mas parece que passou batido pelos leitores.
      Abraços.

  • Aster Yupio

    Mentira. Panini está cada vez pior e só se mexeu porque pegou mal internacionalmente. Parabéns a quem avisou ao Gaiman. Os erros vão continuar e o correto seria mandarem embora os chefes dessa palhaçada. A Noblet, editora semi amadora, publicou 200 edições de Akim no Brasil e se juntar todas não tem metade dos erros que qualquer edição da Panini atualmente. Nunca vi um balão em branco no Akim. Quem não consegue ser mais profissional que a Noblet deve sair do mercado.

    • Adriano deSouza

      Homem-aranha edição definitiva, Etrigan o Demônio, Novos Titãs e Wednesdey comics tem mais erros, mas não teve neil gaiman reclamando em rede social, então não terão recall.

      • Capivara_Man

        Wednesdey comics? Aquilo custa um rim e ainda vem com erros?

    • Natanael Floripes

      O que é mentira? Que ela vai fazer o recall?

      • Aster Yupio

        Mentira a afirmação da editora de que os erros só aconteceram pela impressão ter sido feita no começo do ano e que agora tem “novos processos para assegurar a qualidade editorial”.

  • Gonçalo

    Não comprei a edição encadernada com os 19 primeiros números do Aranha porque muita gente reclamou de páginas trocadas e de um balão em branco. As queixas estão na página da Amazon. Será que a Panini leu isso e vai fazer nova edição?

    • Raphael

      Pelo que eles falaram, mandaram suspender as vendas dessa edição em todos os cantos e para quem comprou a edição tem que entrar em contato com eles e vão dar as diretrizes do que fazer.

      • Gonçalo

        Valeu, meu caro! Estranho, pois continua à venda no site da Amazon e na banda da rodoviária de São Paulo.

    • Guy-Manuel de Homem-Christo

      Entrei em contato com a Panini e eles informaram que essa edição do Aranha será reimpressa com os erros corrigidos.
      Provavelmente as edições corrigidas devem chegar em Maio.

      • Gonçalo

        Muito obrigado, meu caro.

  • FINASTERIDO

    Erros, sim, de fato. Precisam ser corrigidos?sim, claro. Mas é preciso NUNCA esquecer que a PANINI é a editora que melhor trabalha com Marvel e DC no Brasil, desde a chegada de Pedro Alvares Cabral. Comparar, por exemplo, uma editora semi amadora, que deve ser um novo conceito editorial, com a PANINI é no mínimo algo sem sentido. Enfim, a PANINI se desculpou e vai retificar o erro em SANDMAN. fim de caso. Sobre os outros erros, o ideal é que ela volte ao seu padrão de qualidade. Essa cultura de ódio é um desperdício de energia.

    • Balrog do alpha3

      A Panini tá cometendo erro atrás de erro e você ainda quer continuar nesse casamento? Tudo bem se você gosta de ser enganado. No mínimo troquem todo esse staff responsável pelas publicações. Galera amadora que não sabe trabalhar, que não faz jus a tal Panini que você se refere.

      • Natanael Floripes

        Concordo que está tendo uma certa histeria no assunto. Se tem erros reclamem e devolvam o produto se acharem que não vale a pena, mas não precisa a quantidade de chiliques que tenho visto como se tivessem matado a mãe de alguém.

        • FINASTERIDO

          é exatamente isso…. Se ha erros, devem ser reparados, o consumidor não pode ser prejudicado. E só!

    • Manoel Jr

      Não é cultura de ódio, e sim fazer valer o direito de consumidor.

      O valor pago é para ter um produto sem erros, e em qualquer segmento isso deve ser assegurado.

      Eles não estão fazendo favor algum quando um título não apresenta falhas.

      • FINASTERIDO

        Pois é… bem, leio quadrinhos ha muito tempo. EBAL cometia erros, além de apresentar as histórias em um papel de baixa qualidade; BLOCH, trazia aberrações em cores, trocas de balões, nomes de personagens etc; Abril, simplesmente mexia na CRONOLOGIA dos personagens, e até ocultava alguns, sumindo com páginas etc…. eNTÃO… não se trata de favor, é claro, a obrigação é apresentar um trabalho sem erros. Mas, voce não erra no seu trabalho? e sua equipe? vamos parar com essa hipocrisia. Quem nunca tiver errado em seu trabalho, que jogue as pedras… A PANINI erra, precisa melhorar, ponto. Simples assim, nada além disso. Aqui, falar mal da PANINI é lugar comum, e quando alguém levanta a voz para uma defesa, reconhecendo os eventuais erros, surge todo tipo de bobagem e acusações. Cara, leia Umberto Eco, ele falou dessas retóricas na internet, dessa cultura de quanto pior, melhor, para poder destilar o lado vil do que ele bem chamou de paraíso dos imbecis.

    • Marveco Realista

      a panini é a melhor?
      em que mundo vive vc?
      as edições de sandman da editora globo são de 10 a zero nestas edições definitivas pesadas, caras demais, inconvenientes para ler, mas se vc é da turma da estante ok.
      e não é cultura de ódio.
      é direito do consumidor de exigir que O SANTO MERCADO TRABALHE e trabalhe direito.
      empresário quer sugar nosso dinheiro entregando qualquer coisa e tem gente que defende.

    • Jonas Lobato

      “Cultura de ódio”, HAHAHAHAHA…
      Agora reclamações justas sobre um serviço PORCO é “cultura de ódio”.
      Ah, esses Paninetes…

    • Diego Berlezi Ramos

      Não é cultura do ódio, mas sim razoabilidade. A Panini tem elevado continuamente os preços dos produtos justamente por ser a única que produz Marvel e DC e, de quebra, ainda publica material com erros.

  • FINASTERIDO

    A edição Definitiva tem erros?…. não? pois é. O que o Gaiman achou? esse complexo de vira-latas brasileiro é bem ridículo.

    • Laertte Dias

      Não ter erros grotescos é obrigação da editora. E alias o Gaiman sempre elogiou as edições brasileiras.

    • Pedro

      Então compra lá teu gibizinho com balão tudo em branco, campeão!

      • FINASTERIDO

        rsrsrsrs não espalha, mas descobri o que deveria estar naquele balão: “EM CHAMAS!” que é o que o Tocha grita quando pega fogo.

        • Pedro

          Que Kirby tenha misericórdia desses leitores…

    • frases_Mr.Satan

      se não tem erros, deveria pelo menos ter sido traduzida novamente. Definitiva com tradução do JP não dá, mas é o que tem.

  • Alex Pereira

    Feliz eu, de ter minhas edições da Conrad…

    • Cassiano Cordeiro Alves

      Somos felizardos! Minha coleção definitiva de Sandman é da Conrad e nada mudará isso.

      • Rogerio Araujo Ferreira

        Idem.

      • 0-Drix

        Ibidem.

  • Nestor Fidelis Heckel

    A Panini acha que somos otários, e somos mesmo por continuar comprando. Estou com 4 edições de Novos Titãs cheias de erros, cadê meu recall? Devo achar o twitter de Marv Wolfman e George Pérez? Também gostaria de compra a edição definitiva do Homem-Aranha…

  • Rodrigo Pupo

    Liguei hoje (27/03) para a Panini em busca de informações. O atendente me disse que receberia as informações de troca por e-mail em até 10 dias corridos e a data de entrega das novas edições está estipulada para a segunda quinzena de abril.

  • flie

    Não é de hj. Comprei a edição definitiva do cavaleiro das trevas e veio com um balão em branco. Tive q ir na loja física de Fnac pra devolver e pedir o reembolso. Teve mais alguma revista do Batman q tive q pedir pra trocar. Comprei as 5 edicoes do Sandman Ed. Defen. A alguns anos atrás. Não conferi na hr, quis deixar na embalagem. Fui ler alguns anos depois, a edição 3 tem algumas páginas rasgadas. Essentive prejuízo.

  • Valmer Medeiros

    Vixe, agora estou até com medo de abrir o exemplar de Wednesday Comics que acabou de ser entregue aqui em casa, alguém fale com o Neil Gaiman sobre isso também, pois depois de desembolsar essa grana toda, não vou querer ficar com um exemplar defeituoso na minha coleção e eu não domino o inglês!

    • Natanael Floripes

      Você não sabe se tem algum erro e já quer que alguém reclame?

  • Thiago A.

    É vergonhoso, uma editora desse porte passar por esse vexame. Isso que dá, ficar deixando obras como sandman nas mãos de estagiários. Mas apesar disso eu sempre dei sorte, minhas edições da Panini nunca vieram com defeito, pelo menos não que eu tenha percebido.

  • Gabriel

    Pela quantidade de erros eu acabei desistindo de comprar o Wednesday Comics e a edição definitiva do homem aranha.

  • frases_Mr.Satan

    A Panini tem um trabalho de revisão sofrível há decadas, no caso de sandman acima citado é diagramação etc. Bem estou lendo lobo solitário a edição antiga de 2005, há um termo usado no mangá(termo japonês) que é um dos mais importantes da saga, em uma das edições está grafado corretamente no glossário, porem erroneamente no meio da edição, isso acho que foi na edição #3 que percebi, bem estou na edição #17 e que me lembre ele vem sendo grafado errado em TODAS as outras edições, ok errar normal, mas errar em 17 volumes. Há erros de português tb nessas edições além de outros termos grafados de forma errada. Falando nisso já passou da hora do universo HQ falar de lobo solitario no confins do universo. O termo errado caso tenham curiosidade procurem descobrir.

  • Matheus Dornelas

    Bem feito

  • 0-Drix

    Após erros ou após a manifestação de Neil Gaiman?

  • ARQUEIRO VESGO

    Tem algo de muito podre no reino da Panini Comics Brasil.

  • FINASTERIDO

    As edições não são apinhadas de erros. O exagero dessas reclamações é que beira a histeria. Erros devem ser corrigidos, ponto. E eu gosto do trabalho da PANINI de modo geral. Não tenho porque alimentar essa bobagem toda.

  • ARQUEIRO VESGO

    Moral da Panini Comics Brasil no fundo do poço.

  • Daniel Maverick Hunter

    vão trocar bestiarius 6 com pagina repetida? não né?

    • DoidãoD’Acido

      eu comprei esse exemplar, inclusive comprei mais de uma vez.. os enviei para a panini e estou aguardando um posicionamento do setor responsável, até o dia de hoje não tenho nenhuma novidade… se não tiver um recall é muita sacanagem com quem está colecionando o titulo.

  • Alexandre Pinto Harich

    Já resolvi o problema Panini a alguns anos eram mais de 70% de minhas compras, hoje raramente compro algo dela.
    Qualidade de folheto de pizzaria, e preço de banda desenhada.
    Tchau Panini.