Confins do Universo 200 - 200 episódios depois, o que mudou?
OUÇA
Notícias

Após erros, Panini fará recall de Sandman - Edição especial de 30 anos

26 março 2019

Em março, a Panini Comics lançou o primeiro volume de Sandman - Edição especial de 30 anos (formato 17 x 26 cm, 240 páginas, capa cartonada, R$ 35,90), uma nova coleção de encadernados que republicará, na íntegra, a saga do Mestre dos Sonhos.

A edição traz os oito primeiro números da revista, reunindo o arco de histórias Prelúdios & Noturnos e mais a primeira aparição da Morte.

Esta iniciativa, para comemorar três décadas do surgimento desta que é uma das mais aclamadas séries em quadrinhos norte-americanas, criada por Neil Gaiman, marca a primeira vez que as histórias voltam a sair no Brasil em um formato mais acessível, após 11 anos, quando a Pixel Media publicou dois volumes.

Depois disso, a série saiu na íntegra pela própria Panini, mas em luxuosos livros em capa dura, as chamadas Edições Definitivas, que custavam cerca de R$ 150,00 cada.

Mas os problemas começaram com leitores postando na internet diversos erros na publicação, como balões e recordatórios em branco e textos "vazando" dos balões.

Problemas com diagramação, tradução e revisão têm se acumulado na editora nos últimos tempos, mas isso se repetir em uma obra tão emblemática quanto Sandman potencializou as reclamações. Ainda mais porque esses erros não estavam nas Edições Definitivas.

Neil Gaiman

Isso acabou chegando ao próprio Neil Gaiman, que foi marcado em uma postagem do leitor Thiago Ribeiro, que retuitou e comentou o assunto. "É desapontador. A qualidade das reimpressões no Brasil tem sido muito boa ao longo dos anos" (veja o post original aqui), lamentou o autor, que sempre elogiou publicamente os trabalhos de editoras brasileiras com o personagem.

Frente à repercussão, a Panini Comics divulgou uma nota oficial afirmando que fará um recall e trocará todas as edições defeituosas. Apesar de ter chegado às bancas, a pré-venda na Amazon tem data de lançamento apenas em maio, o que indica que será aguardada a edição corrigida.

No mesmo comunicado, a editora afirma ter criado novos processos para que situações assim não voltem a ocorrer.

Confira abaixo, com as informações de como efetuar a troca pelo novo exemplar corrigido.

"Diante da publicação do título Sandman – Edição especial 30 anos, a Editora Panini lamenta e pede desculpas pelos problemas apresentados no título. A editora providenciou novas impressões com as devidas correções, com previsão de chegada ao mercado na 2ª quinzena de abril.

Aos leitores que já adquiriram o livro, a Editora Panini pede que entrem em contato por telefone no número (11) 3512-9444 ou pelo site www.lojapanini.com.br/FaleConosco para que seja realizada a troca do produto.

A empresa esclarece que esses erros foram originados em edições realizadas no início do ano e que atualmente possui novos processos para assegurar a qualidade editorial.

Ressaltamos que a Panini Brasil já tomou todas as medidas necessárias para que situações como essas não voltem a acontecer."

Sandman - Edição especial de 30 anos

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA