Confins do Universo 202 - Guerras Secretas: 40 anos depois
OUÇA
Notícias

Aprenda a desenhar cartuns com Fernando Moretti

5 novembro 2012

Editora Criativo

No livro Como Desenhar Cartuns (formato 17 x 24 cm, 80 páginas, R$ 24,90), Fernando Moretti ensina sobre a arte de desenhar cartuns.

O autor explica a diferença entre charge, cartum e quadrinhos, mostrando como essas formas de expressão surgiram, explicando a etimologia desses nomes, além de dados históricos para o melhor entendimento de seus processos de origem e a associação entre cartuns e charges com o humor.

Na parte prática, Moretti expõe de maneira didática todos os fundamentos para desenhar, desde o esboço até a arte-finalização.

No estudo de esquemas e expressões, o autor explica a diferença de proporção entre um desenho tradicional e o cartum, tanto em objetos ou animais quanto em pessoas, além de mostrar diversos tipos de expressões faciais e os ângulos a serem desenhados e duas páginas inteiras para praticar.

Depois disso, o leitor aprende a criar personagens, além de entender como funciona o enquadramento dos desenhos e como fazer a arte-finalização. Finalmente, o processo de criação de cartuns e suas possíveis aplicações.

A obra é um lançamento da Editora Criativo e está à venda na Comix Book Shop.

Como Desenhar Cartuns

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA