Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Artes originais de Mike Deodato Jr, desaparecidas há anos, surgem na internet

6 setembro 2012

Mike Deodato JrUma das mais longevas revistas em quadrinhos publicadas pela Editora Abril foi A Espada Selvagem de Conan, que trazia as aventuras do bárbaro criado por Robert E. Howard quando ele era licenciado pela Marvel Comics.

Lançada em 1984, durou 205 edições até ser cancelada, em 2001, época em que a editora diminuiu drasticamente suas publicações na área depois de perder os direitos da Marvel e, pouco depois, da DC Comics, para a Panini Comics.

O título apresentou capas exclusivas em vários números, ilustradas por desenhistas brasileiros como Mozart Couto, Ivan Reis, Marcelo Campos, Rogério Vilela, Hermes Tadeu, Octavio Cariello, Alexandre Jubran e Roger Cruz, dentre outros.

Foi o Caso de Mike Deodato Jr, que, entre 1998 e 1999, fez diversas ilustrações para a Abril usar nas capas de A Espada Selvagem de Conan.

Esses trabalhos de Deodato voltaram a virar assunto agora, quando uma arte original produzida por ele foi postada no Facebook, para ser comercializada. Isso rapidamente chamou a atenção do desenhista por um motivo bastante desagradável: esses desenhos são obras originais feitas para a Editora Abril e nunca foram devolvidas depois de publicadas.

Ou seja, a venda dessas artes é ilegal. "São artes roubadas. Foram feitas para uma série de capas que jamais me foram retornadas, não as comprem, a não ser que seja diretamente de mim", declarou o artista, em sua conta no Twitter.

A pessoa que postou uma dessas artes revelou que o desenho veio junto com um material descartado pela editora. Deodato está tentando reavê-la.

"Culpa da Editora Abril. Desrespeito total pelo autor nacional... muito chata essa situação, e olha que cobrei muitas vezes deles e nunca obtive nenhuma resposta", revelou Deodato pelo Facebook.

O Universo HQ entrou em contato com a Abril, para saber como os materiais saíram de seu acervo e caíram nas mãos dessas pessoas. A editora, no entanto, preferiu não responder diretamente sobre os problemas relatados. Mas fez uma declaração oficial sobre o assunto: "A Editora Abril não comercializa artes de seus artistas colaboradores sem a expressa autorização destes. A Abril não sabe como as artes de Conan foram colocadas à venda, não apoia e não se responsabiliza por essa comercialização".

Em outros sites, é possível encontrar mais desses originais de Mike Deodato sendo vendidos, alguns deles custando até US$ 1,800.00.

A Espada Selvagem de Conan # 161 A Espada Selvagem de Conan # 162 A Espada Selvagem de Conan # 164 A Espada Selvagem de Conan # 165 A Espada Selvagem de Conan # 166 A Espada Selvagem de Conan # 168 A Espada Selvagem de Conan # 169 A Espada Selvagem de Conan # 170 A Espada Selvagem de Conan # 171

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA