Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Artista brasileiro Ivan Reis comenta trabalho com o Super-Homem

23 setembro 2003

Capa de Action Comics, de Ivan Reis e Marcelo CamposO anúncio da DC Comics sobre a reformulação que fará nos títulos do Super-Homem em 2004 chegou ao Brasil de maneira especial. Entre alguns dos autores mais famosos do momento, como Brian Azzarello (100 Balas), Greg Rucka (Detective Comics, Wolverine), Jim Lee (X-Men, Batman) e Chuck Austen (Uncanny X-Men), a editora contratou o artista brasileiro Ivan Reis.

E não parou por aí. A arte-final do traço de Ivan será feita por outro brasileiro, seu companheiro de longa data Marcelo Campos. Os dois estavam juntos em Lady Death, da CrossGen, e agora serão os responsáveis pelo visual de Action Comics, a mais antiga revista do mercado americano em circulação, e na qual o Homem de Aço fez sua primeira aparição, em 1938.

Capa de Action Comics no traço de Ivan ReisIvan veio crescendo gradualmente e garimpando seu espaço dentro desse competitivo mercado. Seu primeiro trabalho nos Estados Unidos foi para a editora Dark Horse, desenhando Ghost, O Máscara, Time Cop e Xena. Fez algumas histórias para a extinta Lightning Comics, e chegou a ilustrar uma edição de Os Invisíveis, de Grant Morrison, para a Vertigo.

Acabou chegando à também já extinta Chaos! Comics, e lá assumiu Lady Death. Sua passagem foi tão elogiada que voltou à personagem no relançamento do título pela CrossGen. Além disso, fez alguns projetos para a Marvel, como Homem de Ferro, Defensores, Vingadores, Mulher-Hulk, Visão e Capitão Marvel.

Página de Super-Homem e Batman, com arte de Ivan ReisAgora, o brasileiro se prepara para o maior desafio de sua carreira até aqui, ao se tornar o desenhista regular do Super-Homem num projeto em que a DC aposta forte. Ainda faltam sete meses para sua primeira edição ser lançada, mas Ivan Reis já fala sobre a expectativa de trabalhar com um ícone do mundo moderno.

"Meu primeiro trabalho na DC foi dado pelo editor Eddie Berganza", disse Ivan. "Foi uma história para Secret Files, com o Super-Homem e Batman. Quando estava fazendo essa edição, Berganza me convidou para ser o desenhista de Action Comics, e aqui estou eu, esperando o primeiro script de Chuck Austen".

"Ainda estou tentando entender tudo o que está acontecendo... se eu estiver sonhando, por favor, não me acordem ainda!", brincou. "Sério, acredito que isso tem o dedo do meu amigo Geoff Johns. Trabalhamos muito juntos, como na minissérie do Visão, Vingadores e a história do Super-Homem e Batman. Geoff provavelmente mostrou alguns trabalhos meus pro Eddie Berganza. Bem, não tenho certeza... mas imagino que tenha sido assim".

Arte de Ivan ReisE foi nessa história do Homem de Aço com o Cavaleiro das Trevas, com algumas páginas que podem ser vistas nesse artigo, que Ivan teve seu primeiro contato com o Super-Homem. "Ajustei um pouco o meu estilo ao personagem durante a produção da trama. Ainda não é o que tenho em mente para o personagem", revela.

"Estou certo de que meu trabalho será construído a partir do momento em que começar a trabalhar em Action Comics mensalmente", continua. "Tentei dar ao Super-Homem a postura de um rei... o rei dos super-heróis... alguém que precisa fazer escolhas que afetarão todos ao seu redor".

"Para mim, ele é mais do que apenas um herói. Ele é um símbolo, um ícone, um deus acima dos outros super-heróis. Nunca pensei que um dia poderia desenhar um personagem que é sinônimo de quadrinhos. Melhor que isso... pegar um título lendário como Action Comics. Estou muito animado! Marcelo Campos, meu arte-finalista e bom amigo, está sorrindo de orelha a orelha em estar comigo nessa", comemora.

Arte de Ivan ReisComo ainda está relativamente longe da estréia, Ivan não sabe muito dos planos de Austen para o título. "Até agora, sei o mesmo que os fãs: aquilo que ele disse nas entrevistas. Ainda não recebi o script, mas tenho certeza de que Chuck está conversando e discutindo tudo com Eddie. Meu papel é dar vida às idéias dele, e é isso o que planejo fazer", avisa.

Ivan Reis revela ainda que seu vilão favorito é o Darkseid, mas não está muito preocupado se o desenhará ou não. "Gog já está vindo, e foi muito divertido fazer a imagem promocional para a convenção de Chicago".

"Há um longo caminho pela frente, e nós - Eu, Chuck, Marcelo e Eddie - temos muitos planos e esperanças para a revista. Asseguro que darei ao Super-Homem o meu melhor. Os fãs podem esperar o melhor trabalho de minha carreira neste título", encerrou.

Arte de Ivan Reis
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA