Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Artista ilustra fábula sobre democracia para crianças de Paraisópolis

9 outubro 2003

Arte de Orlando PedrosoAntecedendo as comemorações da Semana da Criança, Orlando Pedroso, colaborador de publicações como Veja, Exame, Folha de S. Paulo e da ONG Doutores da Alegria, irá realizar ilustrações do livro Qüiproquó na Fazenda (Editora Evoluir), do jornalista Paulo de Camargo, perante uma platéia de cerca de 50 crianças atendidas pelo Posto de Orientação Familiar - POF (Rua Ernest Renan, 381 - Paraisópolis - São Paulo/SP - Telefone 0XX-11-3771-3870), mantido pela Federação Israelita. A atividade acontecerá no dia 10 de outubro, a partir das 9h.

Em versos livres, a obra, que somente deverá chegar às livrarias em novembro, conta, em 40 páginas, a história de uma fazenda, onde os diferentes animais aprenderão a compatibilizar suas diferentes necessidades de espaço. Tudo começa com o desconforto em que vivem os bichos: vacas, bodes, galinhas, disputam o lago, o pasto. Até que a mula sugere a realização de eleições.

No começo, os animais duvidam, mas logo se empolgam e montam suas chapas que, no entanto, defendem apenas a posição de cada animal. Assim, a vaca quer que tudo seja apenas pasto. O pato, só quer lagos. O impasse foi solucionado pela própria mula, que propõe um pacto, no qual todos ganham, mas todos abrem mão também de alguma coisa. "É uma lição de democracia e convivência", filosofa Camargo.

O POF foi criado em 1993. O posto localizado na comunidade de Porto Seguro/Paraisópolis atende em torno de 145 famílias residentes na região. Conta com 30 voluntários, que auxiliam nas mais diversas áreas de atuação, além de professores de reforço escolar, educação física, informática e outros. Entre os 250 usuários, estima-se que 85% das crianças tiveram significativa melhora no desempenho escolar e que não houve evasão escolar nos últimos três anos.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA