Confins do Universo 201 - Arigatô, sensei Akira Toriyama!
OUÇA
Notícias

Artistas filipinos se mobilizam para ajudar vítimas do tufão Haiyan

14 novembro 2013

Uma das iniciativas para ajudar as vítimas do tufão HaiyanNo último dia 7 de novembro, o tufão Haiyan (também chamado de Yolanda), com ventos de 235 km/h (e picos de 315 km/h), arrasou uma área enorme do arquipélago das Filipinas, deixando 800 mil pessoas sem abrigo, mais de dois milhões de pessoas sem comida e mais de dez mil mortes (1.700 vítimas já foram confirmadas). A tragédia ocorreu após o terremoto de 15 de outubro, que atingiu 7,2 pontos de magnitude, destruindo mais de 73 mil estruturas e durante o qual morreram 222 pessoas.

Diversos desenhistas filipinos se organizaram para ajudar as vítimas dessas catástrofes. Existem várias iniciativas acontecendo simultaneamente.

Yale Stewart, autor do webcomic JL8, está oferecendo incentivos para aqueles que fizerem donativos para a UNICEF Filipinas. Ele também irá leiloar artes originais para ajudar a causa.

O festival de quadrinhos Komikon 2013, que ocorrerá no dia 16 de novembro deste ano, incluirá várias iniciativas de ajuda, muitas delas organizadas pelo coletivo The Komikero Artists. Reno Maniquis oferecerá sketches com descontos e Elbert Or doará toda a receita da venda de suas revistas para ajudar as vítimas do furacão.

A DK Comics, uma comic shop de Manila, a capital do arquipélago, realizará um evento beneficente no dia 23 deste mês.

Os artistas Mico Suayan, JB Casacop, Allen Geneta e Dennis Crisostomo também estão doando seus trabalhos para ajudar as pessoas nas regiões mais afetadas pelo tufão.

O escritor e desenhista Gerry Alanguilan, que já estava fazendo campanha para ajudar duas outras causas - o artista Vergil Espinosa, que possui problemas renais e as vítimas do terremoto de 15 de outubro -, também vai doar suas artes.

tufao_haiyan

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA