Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

As aventuras de Marco e Galapinha, agora na Internet

12 janeiro 2004

Tiras de Marco e GalapinhaEm comemoração aos 20 anos de criação do personagem Marco, em 2004, os autores Tako X e Edu Moreira disponibilizaram, pela primeira vez, toda a coleção de HQs semanais coloridas de Marco e Galapinha, para consulta gratuita.

São mais de 200 tiras coloridas abrangendo o período de 1995 a 2001. Para acessar, basta entrar no site do Tako X.

Confira texto publicado no caderno Fun da Gazeta do Povo, no dia 28 de outubro de 1997.

O Melhor de Marco por Valêncio Xavier (escritor de O Mez da Grippe)

"Um dos personagens que mais deram certo nos quadrinhos paranaenses é, certamente, o Marco, criação inicial do nissei Tako X e do "nativo" Edu. Em 1998, a dupla começou na Folha de Londrina e já no ano seguinte passou para a Gazetinha, desta Gazeta do Povo - para alegria dos leitores mirins e adultos.

Marco, como personagem, é um guri danadinho com influência, entre outros, do Calvin - influência, e não cópia. Igual a Calvin, Marco vive no mundo irreal de sua imaginação, o que acaba criando suas confusões e desencontros no mundo real.

Ao contrário do Calvin, os pais do Marco praticamente não aparecem nas histórias. Em compensação ele tem um irmão, o Victor Hugo, vidrado em computadores. E seu companheirinho, a tartaruguinha Galapinha, que praticamente só existe no mundo irreal do dois irmãos, não participa das trapalhadas com a turma do mundo real.

A turma se completa com a Paty, o bando de meninos, a Bia, o Marcinho (o eterno rival do Marco), o ratinho Róki, o cachorrinho Azeitona e o terrível Bicho-Papão - que por mais que se esforce para assustar o Marco, sempre se dá mal no final.

As histórias do Marco são centradas numa divertida crítica às três coqueluches da criançada moderna: a televisão, o computador e o futebol. Daí o sucesso que alcançam. São geniais as tiras do gol do Victor Hugo, do desespero dele com que Marco está fazendo com o computador novo e a do carnaval em frente à televisão.

Muitas vezes as próprias histórias em quadrinhos são satirizadas por Tako X nas aventuras do Marco."

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA