Davi Sales conta, em quadrinhos, as peripécias do repentista Zé Limeira

Por Marcelo Naranjo
Data: 14 dezembro, 2017

Zé Limeira foi um repentista, cantador e poeta nascido no Sítio Tauá, em Teixeira, na Paraíba (1886). Não se sabe ao certo se o fantástico personagem existiu (há relatos que sim) ou se foi uma criação de Orlando Tejo, escritor do livro Zé Limeira, o Poeta do Absurdo, que o tornou um mito.

Com pouco conhecimento da língua e de história, Zé Limeira ousou se tornar um cantador num tempo em que os desafios de viola eram comuns, e a plateia era exigente. Sua rima e métrica eram perfeitas, porém seu conhecimento dos assuntos narrados e do vernáculo não lhe davam subsídios para construções de versos fidedignos aos fatos.

Os quadrinhos de Zé Limeira, do cartunista e ilustrador Davi Sales, não são uma reprodução do que seria o personagem histórico, nem o de Orlando Tejo, mas uma nova leitura que aglomera um pouco dos dois com outros elementos da cultura brasileira e nordestina.

Confira aqui a saga do personagem Zé Limeira. As HQs também estão disponíveis na plataforma de quadrinhos Social Comics.

• Outros artigos escritos por

.

.

.

  • ARQUEIRO VESGO

    Continuo esperando até hoje uma hq brasuca que preste fora algumas do Maurício de Sousa e do Fernando Gonsales (sendo que esse último é top).