Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Assassino atua sob a identidade de personagens de HQs

24 março 2006

Um dos crimes de maior repercussão nos últimos tempos, em Nova York, Estados Unidos, teve um significado tão especial quanto triste para os aficionados por quadrinhos.

Desaparecida na noite do último dia 25 de fevereiro, Imette St. Guillen foi encontrada morta pouco tempo depois no bairro do Brooklyn. A vítima estava com uma meia enfiada na boca e sofreu estupro antes de morrer.

O principal suspeito do assassinato se chama Daryl Littlejohn, 41 anos, morador do Queens. Ele foi visto saindo de um bar em companhia de St. Guillen na noite de seu desaparecimento. Além disso, exames de DNA concluíram que o sangue encontrado em uma gravata de plástico que amarrava as mãos da vítima era o do acusado.

Daryl Littlejohn

As investigações sobre o passado do assassino revelaram constrangedoras conexões com os quadrinhos. Desde seus 17 anos ele vem praticando crimes usando identidades falsas de personagens ou artistas das HQs.

Sob o nome de Daryl Banks, famoso desenhista do Lanterna Verde na década de 1990, por exemplo, Littlejohn cumpriu pena por assalto a mão armada e posse de drogas. Como Jonathan Blaze, alter ego do primeiro Motoqueiro Fantasma, foi condenado pelo roubo de um banco.

Em outra condenação por posse de drogas, o criminoso demonstrou o quanto é fã e conhecedor de HQs: usou a alcunha de John Handsome, invertendo a seqüência do nome de um obscuro detetive que apareceu nos gibis do Lanterna Verde em 1943. E a ficha criminal não termina por aí.

A identidade que Littlejohn está usando no momento também pode ser uma "homenagem". Com seus conhecimentos sobre quadrinhos, é possível que o nome seja o de algum personagem desconhecido ou há muito esquecido pelo grande público.

Fica o questionamento sobre a razão pela qual o facínora adota os nomes de heróis, e não de seus pares vilões dos quadrinhos. Mas isso, só Freud ou o Dr. Estranho poderiam explicar.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA