Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Asterix: direitos sobre o personagem mudam de dono

12 janeiro 2009

O ano em que o gaulês mais famoso das HQs comemora cinco décadas de criação começa com novidades bombásticas para o personagem.

No final da semana passada, o publisher da Éditions Albert René revelou à agência de notícias francesa AFP que o quadrinhista Albert Uderzo autorizou o grupo editorial Hachette a dar continuidade às histórias em quadrinhos de Asterix quando o autor, hoje com 81 anos, falecer.

A autorização, concedida em conjunto com Anne Goscinny, filha de René Goscinny (co-criador do personagem), sócia da EAR com Uderzo, não apenas dirimiu as dúvidas sobre o futuro de Asterix, mas também expôs o atribulado relacionamento entre os envolvidos no controle de sua valiosa marca.

Em 1998, depois de um processo judicial vencido contra a editora Dargaud para recuperar os direitos de edição e distribuição dos 24 álbuns que produziu em parceria com René Goscinny, Uderzo passou essas atribuições para a Hachette, e não para a EAR.

Didier Pasamonik, chefe de redação da francesa Agence BD - especializada em notícias sobre quadrinhos -, disse que isso aconteceu porque a filha de Goscinny, dona de 40% da Éditions Albert René, também detinha 20% da Hachette. "A entrega dos títulos à EAR poderia romper o equilíbrio entre os detentores dos direitos e os acionistas", afirmou, citado pelo jornal português Público.

No final do ano passado, a Hachette comprou 60% da EAR (40% de Albert Uderzo e 20% de Anne Goscinny - o restante das cotas pertence a Sylvie, filha de Uderzo, que é contra a negociação e, há quase dois anos, foi afastada da gestão da empresa pelo pai). Assim, os direitos de publicação dos álbuns e o controle da marca Asterix têm agora novos donos.

De qualquer forma, opina Pasamonik, a transação entre as duas editoras foi acertada, pois revela a preocupação de Albert Uderzo em assegurar uma gestão de longo prazo para os personagens da irredutível aldeia gaulesa, confiados a um grupo empresarial competente, poderoso e neutro.

Enquanto isso, o veterano roteirista e desenhista se prepara para finalizar o novo álbum de Asterix, previsto para ser lançado no dia 22 de outubro. A obra será o ponto alto das comemorações aos 50 anos do personagem e reunirá várias histórias curtas inéditas.

René Goscinny e Albert Uderzo

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA