Astro City continuará como graphic novels

Por Samir Naliato
Data: 26 janeiro, 2018

O escritor Kurt Busiek, cocriador de Astro City, confirmou, por meio de suas redes sociais, que a série mensal publicada pelo selo Vertigo chegará ao final no número 52, à venda no próximo mês de abril. Mas isso não significa o fim definitivo da premiada obra.

De acordo com o autor, ele, Brent Anderson e Alex Ross continuarão produzindo novas aventuras, mas no formato de graphic novels. Detalhes ainda serão anunciados, mas o projeto seguirá saindo pela Vertigo.

Astro City foi criado por Busiek, Anderson e Ross em 1995, na época publicado pela Image Comics. No ano seguinte, ganhou uma segunda série pelo selo Homage Comics, do estúdio WildStorm, fundado por Jim Lee.

Quando a DC Comics comprou o estúdio, em 1999, Astro City continuou sendo lançado de forma irregular até 2010. Em 2013, ganhou uma terceira série mensal, desta vez pela Vertigo, e saiu regularmente nos anos seguintes até este anúncio do escritor.

No Brasil, as histórias são publicadas pela Panini Comics. O último encadernado que saiu por aqui foi em julho de 2016.

Astro City # 52

• Outros artigos escritos por

.

.

.

  • Alexandre Pinto Harich

    Nunca consegui seguir esta série. A publicação dela no Brasil é muito confusa.

    • Alexandre, pega os da Panini. Esta cronológico. São 8 volumes publicados – faltando o 7. No caso 1 a 6 – 8 e 9 (sendo 1 a 6 os 2 primeiros volumes e mini-séries pré-vertigo e 8/9 já compilando a 3 série sob o selo Vertigo)

      • sergio reis

        A panini publicou d 1 ao 6 mais os vols 9 e 10!portas abertas e vitória respectivamente!prometeu o 7 para 2018 e REPUBLICAÇÃO dos vol 1 a 6…esperar a que aconteça depois do tiro no pé que a editora deu depois dos aumentos abusivos!que inevitavelmente atingirá as séries de menor popularidade…

    • Gabarito

      A Panini lançou em ordem cronológica.

      • Into

        Eles fizeram uma lambança lançando dois períodos cronológicos intercalados.

  • Marcello S. Nicola

    Acho que vocês querem dizer “No Brasil, as histórias ERAM publicadas pela Panini Comics.”. Realmente não entendo como material muito mais obscuro da Vertigo A Panini publica mas não coloca nem um TP de Asro City a cada 6 meses

    • Será retomada esse ano (não definiram o mês de lançamento) mas sai o 7 esse ano.

  • brasuka

    Tá certo. Mas então, quando que será lançado a edição de número 07? A Panini está hiper atrasada!!! Foi uma sensacionalização, lançando um encadernado atrás do outro. Daí, a coisa toda perdeu fôlego! Triste este descaso com o leitor – foi assim com Transmetropolitan e depois com ZDM. Lamentável!

    • Será retomada esse ano (não definiram o mês de lançamento) mas sai o 7 esse ano. Sobre os outros dois casos, acho que não vem mais não kkk eu perdi as duas nos lançamentos mas felizmente consegui pela internet com outras pessoas em preços tranquilos. Mas concordo com você que mereciam no ato do lançamentos dos volumes finais a republicação dos primeiros.

  • Valdir Ferreira Pedrosa Júnior

    A Panini parou a publicação no Brasil.
    Com a palavra, o editor Levi Trindade, frequentador deste espaço. Por favor, esclareça-nos.

  • Dri Ferro

    Só quero saber quando a panini voltará a publicar a série, nem que seja somente o Era das Trevas parte 2 para fechar o arco pelo menos…

  • Kurt Busiek e sua equipe se tornam os primeiros autores americanos recentes que trocam uma série regular e com prazos apertados para o formato graphic novel. Ainda que não haja nada definido no momento fica evidente que é a lenta migração da mensal para o formato álbum, algo que já ocorreu no Velho Mundo nos anos 1970.
    Observem que o projeto Terra Um da DC Comics [um “reboot” em outra linha de produtos, sem afetar a linha editorial principal], já busca este formato. Talvez 64 páginas especulares por ano (volto a dizer que não foi definido o formato) sejam melhores que 22 páginas mornas por mês.
    Como fã de Astro City estou ansioso para ver o primeiro produto e espero que seja algo com mais de 80 páginas!