Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Autora fala sobre obra focando Mary Jane

27 maio 2003

Mary JaneA escritora Judith O'Brien é mais conhecida pelos seus romances, mas seu novo trabalho será com uma personagem dos quadrinhos. Ela fará um romance voltado ao público jovem, onde o destaque é a Mary Jane da linha Ultimate (publicada no Brasil todos os meses em Marvel Millennium, da Panini Comics).

As ilustrações serão de Mike Mayhew.

Mary JaneO'Brien admite não conhecer muito a Mary Jane como personagem. "Como a maioria das garotas, eu lia mais as histórias da Archie Comics, mas adoro as versões cinematográficas dos super-heróis".

O projeto nasceu de forma curiosa. "Estava procurando um trabalho integral na área editorial. Vi que a Marvel estava procurando por um editor, e mandei meu currículo. Logo recebi uma resposta de Bill Jemas (presidente da editora) pedindo para mandar algum texto meu", explica. "Eu tinha acabado de escrever um romance para adolescentes, e mandei o primeiro capítulo. Então ele me ligou para marcar uma entrevista, e disse que o que realmente queriam era encontrar um escritor para um novo projeto, algo para atrair a atenção do público feminino".

Mary JanePara desenvolver a história, a autora recebeu edições da revista Ultimate Spider-Man para ler, e resolveu contar a trama a partir do ponto de vista da personagem. "A partir daí, a história se escreveu praticamente sozinha. Ah, e também dei uma olhada no meu diário de quando eu tinha 15 anos. Relembrei as minhas próprias emoções daquele tempo, e também que eu tinha uma queda por um garoto chamado Kevin Williams, com quem fiquei atrás de uma lápide de um cemitério. Não tenho orgulho disso".

Judith O'Brien pôde trabalhar com certa liberdade, já que a Mary Jane da linha Ultimate não tem muita carga cronológica. "Sabemos que ela faz certas coisas e está em certos lugares. Mas fora isso podemos preencher com muitas coisas, como o que ela faz quando não está com Peter Parker".

Comparando com a personagem do filme do Homem-Aranha, a autora disse que sua Mary Jane é mais complexa e profunda. O projeto demorou cerca de oito meses para ser escrito.

E parece que seu trabalho para a "Casa das Idéias" não terminará por aqui. Ela tem um novo projeto com outro personagem da editora, mas isso só será revelado com mais detalhes no futuro.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA