Barbarella será republicada nos Estados Unidos

Por Sérgio Codespoti
Data: 2 setembro, 2014

BarbarellaA editora Humanoids vai relançar, nos Estados Unidos, Barbarella, HQ clássica de Jean-Claude Forest, .

O livro incluirá uma nova tradução feita por Kelly Sue DeConnick (roteirista de Pretty Deadly e Capitão Marvel) e terá prefácio do pesquisador britânico Paul Gravett.

Barbarella – Book 1 será publicado como um volume de luxo, com uma tiragem limitada a 1.200 cópias numeradas, formato 30,5 cm x 40,6 cm e impressão em dois tons, e será vendido por 79,95 dólares. O álbum será publicado no próximo 17 de setembro, na Inglaterra, e no dia 24 do mesmo mês, nos Estados Unidos.

Originalmente, Barbarella, Le Terrain vague foi lançada em 1962, como uma série da revista francesa V Magazine, e foi publicada como álbum em 1964 e 1966. Essa última versão foi censurada e o material foi relançado em 1968, com uma capa fotográfica baseada no filme. Nessa versão, a personagem está vestida em diversas cenas.

Depois, foram publicados os álbuns Barbarella – Les Colères du mange-minutes, em 1974, Barbarella – Le Semble Lune, em 1977, e Barbarella – Le Miroir aux tempêtes, ilustrado por Daniel Billon.

A primeira história de Barbarella escandalizou a França com seu conteúdo erótico, levou o governo a censurá-la e se consagrou como a “primeira HQ para adultos” naquele país.

Jean-Claude Forest criou o visual de Barbarella inspirado na atriz francesa Brigitte Bardot. No filme de Roger Vadim, de 1968, a personagem foi interpretada por Jane Fonda (que foi casada com o diretor entre 1965 e 1972). Ironicamente, Vadim foi casado com Brigitte Bardot, a musa de Barbarella, entre 1952 e 1957.

A Humanoids planeja lançar uma versão encadernada com todas as histórias, em 2015.

• Outros artigos escritos por

.

.

.