Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

HQs Foices e Facões e Cantinho do Zodíaco estão na plataforma Catarse

28 fevereiro 2018

Caio Oliveira é o criador da página Cantinho do Caio, no Facebook, e autor de quadrinhos como Super Ego, All Hipster Marvel, Panza, Rlyehboy e Mago Moore. Bernardo Aurélio é autor do livro Por dentro do Máscara de Ferro e Inefável Máscara de Ferro.

Os dois são irmãos e donos da livraria Quinta Capa, especializada em histórias em quadrinhos. Em 2009, em coautoria, eles lançaram o quadrinho Foices e Facões – A batalha do Jenipapo.

A HQ narra os principais fatos do processo de independência do Brasil no Piauí. Foi uma luta na qual dois mil homens, mal armados e despreparados, enfrentaram o exército imperial lusitano, que procurava recolonizar o Norte e o Nordeste após a proclamação da independência, em 7 de setembro de 1822.

A batalha do Jenipapo é bastante conhecida no Piauí. Trata-se de um pilar político-militar do Estado, pois a luta representa o momento mais importante no que diz respeito à participação popular naquele processo de independência. E, para o Brasil, significa um momento decisivo para, já que a corte portuguesa planejava recolonizar essa região do país, o que poderia ter criado um novo contorno em nossa fronteira.

Foices e Facões conta a história desde a chegada da família imperial portuguesa ao Brasil, passando pelas consequências que o grito do Ipiranga teve no Piauí, até a participação dos protagonistas históricos envolvidos. Entre 2012 e 2014, a HQ foi adaptada para o teatro – cerca de 100 pessoas, entre atores e figurantes, encenaram a trama que foi transformada em um musical acompanhado por uma orquestra ao vivo em apresentações a céu aberto.

Agora, os irmãos estão na plataforma Catarse para publicar duas histórias em quadrinhos: Foices e Facões – A Batalha do Jenipapo e Cantinho do Zodíaco. Este último, de Caio Oliveira, reúne as tirinhas satirizando o desenho animado Cavaleiros do Zodíaco, publicadas originalmente no Cantinho do Caio.

Confira as recompensas e participe clicando aqui.

 

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA