Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Batman matou o Coringa? Para Grant Morrison, sim

16 agosto 2013

Batman - A Piada MortalNa edição 44 do podcast Fatman on Batman, comandado pelo roteirista Kevin Smith, Grant Morrison foi o convidado para falar sobre o Cavaleiro das Trevas. O assunto acabou enveredando para a história A Piada Mortal, escrita por Alan Moore e desenhada por Brian Bolland, lançada originalmente em 1988.

E Morrison deu a sua versão sobre o controverso final da trama em que o Palhaço do Crime torturou o Comissário Gordon e aleijou sua filha, Bárbara, a Batgirl.

“Ninguém entende o final. Na verdade, Batman mata o Coringa! Por isso a edição se chama A Piada Mortal. Após a piada do Coringa, o Batman quebra o pescoço dele. Em seguida, a risada termina e as luzes se apagam. É quando ele atravessa essa linha, é a piada definitiva”, analisa Morrison.

Ele continua. “Foi feito de uma maneira em que as pessoas não tivessem certeza, mas é brilhante. Batman segura o Coringa e quebra o seu pescoço, e então tudo acaba. As risadas param. É bastante óbvio. É a última piada, é o final inevitável entre os dois. Está tudo no título.”

Confira abaixo um vídeo do Youtube com a conversa, em inglês e sem legendas. Veja também a última página da história.

E você? O que acha da interpretação de Grant Morrison para a história? Concorda? Discorda? Deixe sua opinião nos comentários.

Última Página de A Piada Mortal

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA