Bernie Wrightson, cocriador do Monstro do Pântano, se aposenta devido a problemas de saúde

Por Samir Naliato
Data: 31 janeiro, 2017

O desenhista norte-americano Bernie Wrightson, conhecido por ter cocriado o Monstro do Pântano ao lado de Len Wein e desenhado histórias de terror, enfrenta há alguns anos graves problemas de saúde.

Em um comunicado postado nas redes sociais e no site oficial do quadrinhista, a esposa de Bernie, Liz, explicou a atual condição do artista, e que ele está impossibilitado de continuar qualquer tipo de trabalho.

Os mais recentes trabalhos do autor publicados no Brasil foram Frankenstein (Mythos, 2014), Monstro do Pântano – Raízes (Panini, 2016) e Lendas do Universo DC – Lanterna Verde & Arqueiro Verde (Panini, 2016)

Veja abaixo a declaração, na íntegra.

Queridos fãs e amigos,

Desculpem pelo silêncio nos últimos meses. No último mês de novembro, Bernie teve uma recaída e óbvios problemas de visão. Ele precisou passar por mais uma cirurgia no cérebro para aliviar o sangramento, e ficou semanas em recuperação. Infelizmente, ele ficou com mais uma sequela: suas funções do lado esquerdo do corpo estão extremamente limitadas, impossibilitando-o de andar ou usar a mão esquerda, dentre outras coisas.

Chegamos à triste conclusão que, agora, ele está efetivamente aposentado. Não produzirá novas artes nem comparecer a eventos. Se essa situação mudar, ficarei feliz em anunciar aqui.

Ele ainda pode assinar o próprio nome (na verdade, ele estava autografando prints do Kickstarter no hospital) e, fora isso, está saudável e com boa capacidade cognitiva. Esperamos continuar disponibilizando prints autografados e oferecer artes de sua coleção para vendas ocasionais. Agradecemos a todos pelo apoio e votos de melhoras!

Bernie Wrightson

Swamp Thing # 1Frankenstein

• Outros artigos escritos por

.

.

.

  • Stephan

    Melhoras pra ti, Mestre Bernie! Sua Arte(com “A” maiúsculo mesmo) é um referencial duradouro para todos os que apreciam os quadrinhos e, em especial, o gênero Terror.

  • Alessandro Souza

    Notícia triste. E o herdeiro de Grahan Ingels se aposenta.

    • Stephan

      E assim o Gênero Terror vai perdendo o seu brilho, pois já não se fazem mais Mestres como antigamente. Dos artistas da década de 60 e 70 restaram poucos que ainda estão ativos, dentre os quais o igualmente inigualável Richard Corben…

  • Poxa, ele criou meu personagem favorito! :(

    Força para o mestre e obrigado pelas incríveis páginas de HQ!

  • Celso Moraes F

    Uma pena! Um dos meus artistas preferidos! Força para ele nessa luta!

  • Glaydson Melo

    Um dos maiores artistas das HQs. Boas vibrações para ele.

  • Nibiru_son

    Eu o encontrei na Baltimore Comic Con de 2015. Já estava em cadeira de rodas e bem frágil.
    Fui feliz ao tirar uma foto com ele e comprar uns prints do Monstro do Pântano autografados por ele. Um doce de pessoa, muito gentil. Ele e a esposa.

  • triste.

  • Jotape Ferreira

    Força aí para o Bernie.

  • Marcos

    Que a força esteja com você, Bernie! Seu trabalho é maravilhoso e vc ainda tem muito para nos mostrar. Melhoras.

  • VAM!

    Que M… nem consigo imaginar como deve ser pra alguém que viveu em função da própria arte ficar impossibilitado definitivamente de exercer-la. Espero que pelo menos consiga continuar autografando suas prints para arcar com os cuidados médicos necessários.

    Em tempo, a edição Frankenstein da Mythos, é um dos, senão “o” álbum com as ilustrações mais deslumbrantes já publicados no Brasil.

    Convido a todos que não o tenham adquirido à faze-lo, quem sabe assim a editora se anima a publicar sua sequência, (em quadrinhos – Frankenstein Alive! Alive!) acarretando assim um novo licenciamento e por consequência viabilizar mais recursos para o artista prosseguir com seu tratamento.

    Abs,
    VAM!

    • Stephan

      Agora que o Mestre Bernie não pode mais desenhar é provável que Frankenstein Alive! Alive! seja descontinuado, já que no terceiro número(lançado anos atrás) a trama continua, ou seja, corremos o risco do projeto ficar inacabado…