Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Bill Jemas demitido da Marvel

13 outubro 2003

Bill JemasBill Jemas, o falastrão e controverso presidente da Marvel, foi demitido e deve estar fora da editora em janeiro. Jemas ainda está trabalhando para a "Casa das Idéias", mas já está afastado das decisões editoriais.

Por um lado, Jemas foi responsável pela contratação de Joe Quesada, e durante a sua presidência, resgatou muito do prestígio da editora, que estava falida depois do fiasco do período Perelman. Mas, por outro lado, seu estilo arrogante e belicoso fez muitos inimigos e criou muitas polêmicas. No final, o lado negativo pesou mais.

Entre as polêmicas estão sendo citadas: sua decisão de interferir no processo de pedidos dos lojistas, com inúmeras brigas entre estes e a Marvel; sua interferência no setor editorial, criando regras de estilo narrativo, que entre outras coisas baniram o uso de flashback; o marketing armado em torno de discussões com Quesada e Peter David, sobre o Capitão Marvel; o fracasso de Marville, série escrita pelo próprio Jemas; a volta de Rawhide Kid como um cowboy gay; a participação da falecida Princesa Di numa história de X-Statix; demissão de Mark Waid do Quarteto Fantástico, brigas com o todo-poderoso Avi Arad (da Marvel Studios) e tentativa de interferir nas decisões que a "a Casa das Idéias" toma nas áreas de cinema e TV; e finalmente a ameaça de Joe Quesada de se demitir, se Jemas não parasse de interferir em seu trabalho editorial.

Com a extensão do contrato de Quesada, começava a ficar claro que Jemas estava em perigo. A decisão recente da Marvel de suspender temporariamente o recebimento de propostas para re-criada Epic Comics, enquanto se reestrutura para melhor atender os artistas, também é um resultado disto.

Dan Buckley deve assumir um cargo similar (mas com menos poder) ao de Jemas. Buckley já foi funcionário do setor de marketing da editora, e também já trabalhou com Jemas na Fleer/Skybox (companhias que publicam cards).

Existe uma remota possibilidade que Jemas continue na editora, mas num cargo relacionado ao setor de novas mídias.

Embora a Marvel esteja pondo a casa em ordem, com medidas como a recontratação de Mark Waid para o Quarteto, a renovação do contrato de Quesada e o freio editorial na Epic, podemos esperar mais turbulências antes de tudo retornar ao normal.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA