Bill Messner-Loebs e sua família estão em uma situação financeira trágica

Por Sérgio Codespoti
Data: 28 março, 2018

William “Bill” Messner-Loebs é um desenhista e escritor norte-americano conhecido pelo seu trabalho para editoras como a DC, Marvel, Image e Comico.

Quando criança, o braço de Messner-Loebs teve que ser amputado na altura do ombro, devido a um câncer, razão pela qual ele desenha e escreve com a mão esquerda.

Ele trabalhou em títulos de personagens como Thor, Flash e Mulher-Maravilha. Seus trabalhos mais conhecidos são: Flash, personagem que assumiu em 1988, em Flash # 15 e ficou até o # 61; a fase em que escreveu a Mulher-Maravilha, na década de 1990, ilustrada pelo brasileiro Mike Deodato Jr., na qual criou a personagem Artemis; e como roteirista do desenho animado The Maxx, que lhe trouxe boas críticas e uma ótima remuneração.

Foi o seu trabalho com a Mulher-Maravilha que lhe garantiu uma linha de agradecimento, junto a outros autores, no filme Mulher-Maravilha (2017) da Warner Bros.

A situação de Messner-Loebs se deteriorou no ano 2000, quando sua mãe ficou doente, e posteriormente sua esposa também. Com muitas despesas, uma casa nova e prestações a pagar, a situação financeira se desestabilizou e ele perdeu a sua casa no dia 11 de setembro de 2001. Isso mesmo, no mesmo dia do ataque terrorista em Nova York que derrubou as torres gêmeas do World Trade Center.

Clifford Meth, Neal Adams e Dave Cockrum participaram de esforços beneficentes para ajudá-lo e a situação do artista se estabilizou. Ele comprou um trailer – desses modelos comumente usados nos Estados Unidos como habitação –, no qual morou por volta de 15 anos.

Mas a sorte não ajudou e, em 2017, quando ele estava na San Diego Comic-Con para receber o Prêmio Bill Finger, descobriu que havia um vazamento de gás em sua casa. Os bombeiros declararam a propriedade inabitável. Bill Messner-Loebs e sua família estavam mais uma vez na rua.

Ele passou a viver em seu carro, com a ajuda das igrejas locais e trabalhando em dois empregos de meio período, para tentar reverter a situação, além de continuar frequentando convenções para vender artes e arrecadar algum dinheiro.

Essa situação trágica foi descoberta recentemente por um jornalista da Fox News, e vários colegas de trabalho já se movimentaram para ajudá-lo. Além disso, Messner-Loebs foi aprovado num programa de assistência moradia e está procurando uma nova casa.

Bill Messner-Loebs

• Outros artigos escritos por

.

.

.

  • Henrique Brum

    Saúde nos Eua ta complicado…todo caso de falência que vejo é por conta medica… Nesse caso nem é somente os problemas da profissão quadrinista já que ele teve outros empregos … Mas viver de freelance só ganhando valor por pagina é muito complicado. Criador de quadrinho tem que ter material autoral. Tem que reter direitos…Por essas e outras que a Image foi criada.

    • Robson Costa

      Por essas e outras que mesmo o SUS tendo zilhões de problemas, ainda é um programa referência no mundo por atender (algumas vezes de forma excelente, outras não) uma população de um país com mais de 200 milhões de pessoas.

  • LOBO_O_Maioral

    Que tragédia!
    Esperemos que ele consiga sair dessa.
    Gostei da passagem dele pelo Flash.

  • Joelson Nascimento

    Lamentável. Muito triste saber que artistas que tanto contribuíram para a mitologia de grandes personagens, e que os mesmos, geram tanto dinheiro para essas grandes corporações, vivem na miséria. É o capitalismo literalmente selvagem.

  • Luis Carlos

    É triste ver um artista como ele assim.
    Desejo que ele consiga sair dessa.