Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Brubaker comenta sua saída da revista Detective Comics

19 setembro 2003

Ed BrubakerO roteirista Ed Brubaker comentou recentemente sobre sua saída de Detective Comics, da DC, apesar de continuar trabalhando em outros títulos relacionados ao universo do personagem.

Batman Fugitivo #1"Foi um pouco complicado", disse Brubaker. "O plano era que Ryan Sook assumisse a revista como desenhista regular depois da edição fill-in (recurso editorial onde um artista é convidado a desenhar ou escrever uma edição, enquanto a equipe regular da série trabalha nos próximos números) de Patrick Zircher, mas os outros trabalhos de dele não estavam terminando tão rapidamente como esperávamos. Por isso, as coisas começaram a mudar. Falei com Bob Schreck sobre as diversas possibilidades e algumas idéias que ele tinha para a revista. Depois de muita conversa, realmente me pareceu que era hora de partir."

Para Brubaker, seu trabalho na revista não foi tão tranqüilo quanto esperava. Ele está satisfeito com o que foi feito, mas reconhece que teve alguns problemas.

Batman Fugitivo #2"Pra começar, entrei em Detective Comics por um caminho torto, ou seja, ao tentar largar Batman. Eu estava exausto após toda a saga Fugitivo, e achava que deveria desistir, mas Greg Rucka parece ter tido a mesma idéia. Então, Bob Schrek me ofereceu este titulo, na esperança que eu recuperasse o interesse. E, de certo modo, isso ocorreu", falou Brubaker.

"O problema com Batman era que não conseguia fazer do título a minha revista, e contar uma história mais longa. Quando entrei, muitos eventos já estavam agendados: Batman Dies, Officer Down, e depois tivemos Mundos em Guerra, seguido por A Última Risada. A cada três números acontecia alguma coisa", explicou.

Detective Comics #785Brubaker admite ter "ido na onda e se divertido", mas quando terminou Assassino e Fugitivo, estava cansado. Segundo ele, o interesse pela Detective Comics vinha do espaço disponível para ser desenvolvido, mas as coisas nunca são tão simples quanto parecem. "É duro trabalhar num dos títulos principais do Batman, porque ele aparece em muitas outras revistas. Eu sempre evitava 'pisar no calo' de alguém, de usar os mesmos vilões, ou de escrever histórias conflitantes. Este tipo de coisa é exaustiva. Por isso, lá também tive problemas para me encontrar", analisou

Enquanto as preocupações de Brubaker não parecem ser problemas intransponíveis para outros autores, o escritor tem algo que pode ser comparado diretamente com essa sua última experiência. "Em Catwoman, só eu a escrevo, posso me concentrar em contar minhas histórias, sem me preocupar com outras doze revistas. Esse é o truque: fazer com que os personagens pareçam ser seus; e em Batman e Detective Comics nunca consegui fazer isto por muito tempo", exemplificou.

Detective Comics 786"Mas, de qualquer modo, eu finalmente estava começando a ficar satisfeito com minha atuação no Batman, durante a fase do Zilcher, e ansioso para trabalhar com Ryan Sook, quando outros obstáculos surgiram. E depois de quatro anos nestas revistas, você só tem paciência para um certo número de percalços", analisou. "Ryan e eu ainda vamos fazer nosso trabalho, só não sei exatamente quando ou onde ele será publicado. Não vai demorar tanto, pois ele está bem animado e já está desenhando o material. Este realmente será o ápice do meu trabalho no Homem Morcego, juntamente com a edição especial The Man Who Laughs, escrita por mim, e cuja arte está sendo feita por Steve Dillon."

Sobre os rumores, Brubaker garante que está tudo bem entre ele e o departamento que cuida do Batman. "Matt Idelson é meu editor em Catwoman e Gotham Central, e temos um ótimo relacionamento", respondeu. "Bob Schreck é um dos meus mentores nos quadrinhos, juntamente com Shelly Bond e Lou Stathis. Devo muito do meu sucesso a ele. Por isso, não existe ressentimento entre nós."

E ele garante que a saída de Detective Comics não afeta em nada seu trabalho em Catwoman ou Gotham Central. "Quem estiver chateado que não verá meu trabalho em Detective Comics, recomendo esses títulos e, para os leitores maduros, Sleeper, minha revista da Wildstorm", propagandeou Brubaker.

Quanto ao futuro, ele está aproveitando esse tempo para trabalhar em algumas atividades fora dos quadrinhos, e para fazer o enredo de um projeto secreto, que deve ser anunciado nos próximos meses. "Será algo imenso e inesperado para muitas pessoas", finalizou, enigmático.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA